Prefeitos aderem ao Programa de Desenvolvimento Integrado
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, participou da adesão ao Programa Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas do Estado. A solenidade foi realizada na quinta-feira (06), no auditório da Escola Superior de Contas com a participação do presidente da instituição, conselheiro Waldir Júlio Teis, do vice-presidente, José Carlos Novelli, além dos prefeitos que aderiram ao programa. O objetivo do PDI é oferecer ferramentas para a melhoria da gestão com o foco em resultados na administração pública.
O PDI foi criado em 2012 e implementado nos 20 maiores municípios de Mato Grosso conforme critérios de receita e população. O programa e sua metodologia foram apresentados pela coordenadora do PDI, Cassyra Vuolo, que ressaltou a importância do Planejamento Estratégico para a eficiência de gestão. "O PDI promove a transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão com critérios claros para serem implementados, por meio de cinco projetos integrados que preveem o diálogo e a interlocução entre diferentes modelos de gestão““, disse ela.
O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, enalteceu a iniciativa do Tribunal de Contas ao implantar o programa que tem ajudado muito a administração pública. Ele frisou que há desigualdades econômicas entre os municípios, com realidades diferenciadas. Chiquinho ressaltou ainda que os municípios menores enfrentam problemas e há uma preocupação com a infraestrutura. “O planejamento ajuda e, este é o momento oportuno para os municípios. O Tribunal de Contas está nos orientando. PDI nos dará um direcionamento quanto ao planejamento das ações no município”, garantiu.
Conforme o presidente Waldir Júlio Teis, o PDI já é um programa reconhecido internacionalmente e poderá ser adotado como modelo de gestão em todo o país. Lembrou que recentemente o conselheiro José Carlos Novelli foi homenageado pelo Parlamento Italiano, devido a implementação do PDI no TCE. "Vamos começar uma mudança significativa na gestão pública de Mato Grosso. O foco será auxiliar os prefeitos no planejamento de longo prazo, e esperamos o comprometimento completo dos municípios, envolvendo todas as esferas de poder e a sociedade““, destacou.
O cronograma do PDI contempla este ano os municípios de Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, água Boa, Poxoréo e Juscimeira. Por meio da transferência de tecnologias e conhecimentos, o programa busca orientar os gestores a respeito da efetividade das políticas públicas que tem como base a aplicação correta dos recursos públicos.
Os municípios participantes apresentam uma população de 177 mil habitantes, o que correspondem a 5,6% da população do Estado e que somam R$ 505 bilhões anuais em arrecadação. Até o próximo ano, o tribunal estará atuando com o programa em mais 20 municípios mantendo o critério de receita e população e de dificuldade de gestão.
Comentários