Em carta, Fifa cobra postura firme da CBF sobre polêmica no Brasileirão
A Fifa não está alheia à polêmica que tomou conta o futebol brasileiro com as perdas de pontos de Portuguesa e Flamengo ao fim do Brasileirão 2013. Em carta enviada à CBF na última quarta-feira, a entidade máxima do futebol cobra uma solução rápida para o problema e pede uma resposta definitiva até o dia 19 de fevereiro.
- Considerando que é sua (CBF) obrigação proibir recursos para tribunais ordinários relacionados à matéria desportiva do Brasil, a Fifa solicita que seja tomada as medidas necessárias para encerrar o atual procedimento envolvendo o Flamengo e a Portuguesa, de forma a evitar que esse tipo de procedimento volte a ser tomado no futuro - diz um trecho do documento.
A carta (na íntegra abaixo, em inglês) é assinada por Marco Villiger, diretor jurídico da Fifa, que cita o parágrafo 3 do artigo 68 da entidade, no qual é proibido que a Justiça comum interfira no andamento das competições. A CBF liberou o documento apenas na quinta-feira, dia em que divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro 2014.
A Portuguesa, que perdeu quatro pontos por ter escalado o jogador Héverton de forma irregular na última rodada do nacional 2013, não aparece na tabela da competição. O Fluminense, que escapou da queda pela perda dos pontos da Lusa, está dentro e estreia contra o Figueirense.
A assessoria da CBF divulgou que todas as liminares obtidas em São Paulo alterando as decisões da Justiça Desportiva foram cassadas e, com isso, a tabela foi anunciada. A competição começará no dia 20 de abril, e a paralisação para a Copa do Mundo irá do dia 1 de junho a 20 de julho.
Comentários