Filme com Wagner Moura representa Brasil na disputa do festival de Berlim
Um dos mais importantes eventos de cinema do mundo, o Festival de Berlim começa nesta quinta-feira (6). A Berlinale, como é conhecida a mostra, vai exibir cerca de 400 obras, entre grandes produções, filmes independentes e documentários.
Este ano, o Brasil está representado em sete trabalhos (cinco longas-metragens e dois curtas). ‘Praia do Futuro’, de Karin Aïnouz, concorre ao Urso de Ouro. Com cenas gravadas em Berlim, o filme é estrelado por Wagner Moura, que vive um salva-vidas que sai de Fortaleza e vai para a Alemanha para recomeçar a vida. Segundo o diretor, a cidade é uma personagem importante, já que representa um recomeço. A coprodução entre Brasil e Alemanha vai enfrentar outras quatro produções alemãs na mostra principal.
A mostra Panorama, que tem muito prestígio na Berlinale, vai ter dois filmes brasileiros: ‘O homem das multidões’, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, que conta a história de um maquinista de metrô e de uma controladora de trens em Belo Horizonte; e ‘Hoje eu quero voltar sozinho’, de Daniel Ribeiro, que fala do delicado relacionamento entre três adolescentes.
Além de poder ver obras que não costumam entrar em circuito comercial, o público também vai poder conferir filmes com distribuição garantida e elencos estelares. George Clooney, que aparece como ator e diretor em ‘Caçadores de obras-primas’, que tem ainda Matt Damon e Cate Blanchett no elenco, vai disputar o prêmio máximo e deve estar presente.
O festival deve exibir também a versão integral de ‘Ninfomaníaca – Volume 1’, do polêmico cineasta Lars Von Trier, com Charlotte Gainsbourg e Uma Thurman, que também são esperadas no tapete vermelho. Ao todo, serão exibidos 409 filmes em dez dias de maratona.
Comentários