Estudantes têm dificuldade para recarregar Bilhete Único Mensal
Estudantes que voltaram às aulas estão com dificuldades para recarregar o Bilhete Único Mensal pela internet e nos postos autorizados, como mostrou o Bom Dia São Paulo nesta terça-feira (4). A São Paulo Transportes (SPTrans) promete regularizar o sistema até o fim desta semana.
Com o Bilhete Único Mensal, com uma tarifa de R$ 70 para estudantes, os alunos podem escolher um dos meios de transporte e fazer quantas viagens quiserem nos ônibus ou no Metrô e trens de São Paulo. Já a tarifa dos meios de transporte integrados, que dá direito aos estudantes a fazerem quantas viagens quiserem nos ônibus e no Metrô e trens, será de R$ 140.
Em geral, os estudantes reclamam que ao tentar recarregar o Bilhete Único Mensal pela internet, a opção "estudante" não recarrega. Os alunos podem apenas recarregar o Bilhete Único Mensal integral, mais caro.
O estudante de automação industrial, Adriano Milani, tentou carregar o Bilhete Único Mensal com desconto pela internet, desde que começou o ano letivo no dia 27 de janeiro, mas não conseguiu. Ele chegou a procurar um posto de recarga no Terminal Bandeira, no Centro, sem sucesso. De acordo com o estudante, a atendente não deu previsão de normalização do sistema.
“Continuo pagando a passagem integral. A única opção que eu tenho é a forma tradicional que era utilizada até o semestre passado”, afirmou Adriano.
O estudante Jefferson Carneiro teve o mesmo problema. Em uma tentativa feita junto com a reportagem, o site da SPTrans indicava senha inválida, impedindo a conclusão da recarga.
A SPTrans reconhece que os sistema apresentou problemas. De acordo com a empresa, correções têm sido feitas. Apenas na segunda-feira, 22 mil cadastros foram concluído, mas novos ajustes estão em andamento. Até o fim desta semana, os usuários não devem ter mais problema para fazer esse tipo de recarga, de acordo com a SPTrans.
A opção que prevê pagamento de meia passagem quando o estudante fizer cada viagem, porém, não apresenta problemas.
Comentários