Acrismat doa carne suína ao Hospital de Câncer
A Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) começou a doar, mensalmente a partir deste mês de setembro, 80 quilos de carne suína para o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan). A parceria foi firmada no dia 30 de agosto e tem validade de 13 meses, se estendendo até o mês de setembro de 2014. O alimento doado será destinado ao consumo de pacientes de Mato Grosso e de outros Estados que realizam tratamento ambulatorial no hospital, além de funcionários e acompanhantes.
Esta não é a primeira vez que a associação se envolve para ajudar no tratamento ao câncer em Mato Grosso. A Acrismat foi um dos primeiros parceiros do HCan na campanha Porquinho Solidário, realizada em 2008 com objetivo de arrecadar fundos para a manutenção do hospital. “Faz parte da Acrismat esse espírito de assistência social, estamos muito satisfeitos de estar fazendo a nossa parte”, disse o presidente da Acrismat, Paulo Cézar Lucion. Para ele, o fato de um hospital utilizar a carne suína em suas refeições também ajuda a desmistificar a carne suína, provando que ela faz bem à saúde.
Segundo a assessoria do Hcan, o hospital realiza, em média, mais de quatro mil atendimentos mensais. São cerca de 800 refeições servidas diariamente, o que gera altos custos ao hospital reduzindo a capacidade de investimento em outros itens importantes. “Em um dia comum, no horário de almoço, gastamos cerca de 65 kg de carne. É um número bem alto e considerável, ainda mais quando multiplicamos este número pelos 30 dias que compõem o mês. Portanto, parcerias como a da Acrismat colaboram muito para que o Hospital de Câncer consiga investir aquilo que gastaria com alimentos na manutenção da instituição”, disse a nutricionista do Hospital de Câncer, Camila Mafioletti.
Comentários