Dois mil venezuelanos protestam contra lei que proíbe motos à noite
Cerca de dois mil motociclistas saíram às ruas de Caracas, na Venezuela, para protestar contra um projeto de lei que restringe a circulação de motos durante a noite e a madrugada. A medida é uma tentativa de conter a onda de crimes numa das cidades mais violentas do mundo.
O projeto proíbe a circulação de motocicletas depois das 21h. A medida revoltou os motoqueiros, que na sexta-feira (31) fecharam uma das principais vias de circulação da capital. Eles alegam que a proibição viola o direito de trabalhar e circular livremente.
Muitos dos manifestantes trabalham como mototaxista e argumentam que estudantes e trabalhadores de baixa renda, sem recursos para tomar um táxi, vão ter mais dificuldade para achar transporte. O grupo de motoqueiros entregou uma carta ao Instituto Nacional de Transportes Terrestres.
As motocicletas são usadas com frequência em roubos, sequestros e homicídios na Venezuela. Os motoqueiros também eram usados como uma espécie de tropa de choque do líder socialista Hugo Chávez, que os usava para intimidar adversários políticos.
Comentários