Semusa libera repasse de R$ 90 mil para Associação Amigos de Patas
A Associação Protetora dos Animais Desamparados - Amigos de Patas em Porto Velho deverá receber cerca de R$ 90 mil da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) através de um termo de convênio. O repasse vai cobrir gastos com a compra de medicamentos para cães e gatos, ração e vacinas. Foi proibido o sacrifício de animais saudáveis. Todos os dias a ‘Amigos de Patas’ resgata cães e gatos das ruas para serem tratados e doados.
Segundo Romildo Botelho dos Santos, chefe da Divisão de Convênios da Semusa, a Associação deve apresentar um plano de trabalho detalhado de tudo o que será feito em prol da ‘Amigos de Patas’. São pedidos em torno de dez documentos, dentre eles ofício de solicitação, certidões estaduais e municipais, documentos do representante da instituição, entre outros.
Após a entrega dos documentos, o plano de ação é encaminhado à Procuradoria Geral do Município, para ser elaborado o contrato seguindo as leis jurídicas e liberado o repasse em torno de 30 a 45 dias para a Associação.
Para Clotilde Brito, responsável pela Associação Amigos de Patas, este projeto vai auxiliar a instituição. "Vai me ajudar a resgatar mais animais, vou poder comprar mais ração e remédios e não vai ser só com o meu dinheiro, vou ter essa ajuda da prefeitura.", diz Clotilde.
Atualmente, a associação tem parcerias com algumas clínicas veterinárias e conta com o apoio da população apaixonada pelos animais, que fazem limpezas e cuidam do abrigo. Ana Valeska Duarte, advogada da associação, solicitou junto à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Porto Velho a possível criação de uma subcomissão em defesa dos animais.
Será o primeiro projeto voltado para animais abandonados ou que sejam maltratados no estado de Rondônia. Além de uma parceria com a Semusa, que visa evitar o sacrifício de animais, foi proibido o processo de eutanásia em animais saudáveis, com a intenção de que a associação seja notificada e faça o resgate dos animais para serem tratados devidamente e doados.
Comentários