Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 31 de Janeiro de 2014 às 19:22

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) se reúne na próxima terça-feira (4) às 08 horas  todos os secretários de Estado e presidentes de Autarquias para apresentar os últimos detalhes da extinção dos Núcleos Sistêmicos para a implantação do novo modelo de Administração Sistêmica, que está em fase de finalização, além da determinação de continuar a política de orçamentária de contenção de gastos. A organização da reunião está sob a responsabilidade do secretário-chefe da Casa Civil Pedro Nadaf (PR).

“A reunião será com todos os secretários e nós passaremos os últimos detalhes da mudança do sistema financeiro das secretarias com a extinção dos Núcleos Sistêmicos e a implantação da chamada Administração Sistêmica, onde cada pasta terá maior autonomia financeira para desenvolver as suas atividades. Cada secretário terá a liberdade de desenvolver a sua administração financeira. 

O novo modelo já está sendo aplicado em 20 secretarias. Com as mudanças, diminuímos 20% dos cargos comissionados. Isso não vai trazer economia efetiva, mas sim agilidade. E consequentemente acabamos economizando porque a burocracia custa caro”, explicou Nadaf.

O secretário também adiantou que o governador irá cobrar a rigidez na execução orçamentária no seu último ano de governo. “O governador Silval quer unificar a linguagem e para que todos saibam claramente sobre o que desejamos para os últimos meses, para que todos os secretários execute o plano de governo pré-programado para a secretaria dele. O orçamento terá o mesmo modelo de aplicação. Ano passado foi o primeiro ano desse modelo de gestão financeira e orçamentária, então este ano será mais fácil porque todo mundo estará mais adaptado”, concluiu.

Os 12 Núcleos Sistêmicos foram criados no governo Blairo Maggi (PR) em 2006 para unificar as áreas administrativas e financeiras das várias secretarias de Estado e órgãos públicos, ou seja, um conjunto de secretarias e órgãos passaria a ter uma única área administrativa e financeira.

A lei da “Administração Sistêmica” que colocou fim nos Núcleos Sistêmicos foi publicada em setembro de 2013 e busca dar agilidade aos trabalhos sem onerar os cofres públicos, conforme determinação do governador Silval Barbosa.

A estrutura física dos núcleos será redistribuída às secretarias pertencentes a cada núcleo. Cada secretaria, desde que esteja de acordo com sua estrutura financeira – o que está sendo estudado dentro do limite orçamentário pela SAD -, passará a ter um “secretário adjunto” que será o responsável por gerenciar as ações da Administração Sistêmica da pasta onde está lotado. Por causa do limite orçamentário, nem todas as secretarias terão um “secretário adjunto”.






Fonte: Hiper Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/91809/visualizar/