Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 30 de Janeiro de 2014 às 10:20
Por: Assessoria

    Imprimir


Estudantes de 14 a 24 anos incompletos, que estejam no último ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Médio ou já concluíram os estudos, podem procurar por indústrias de médio e grande porte de Mato Grosso para desenvolver a função de Aprendiz. “Esta é a melhor época para conseguir uma vaga e muitas empresas estão buscando por esses jovens”, revela o gerente de Educação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), Rubens de Oliveira.

Toda indústria que tenha, ao menos, sete empregados é obrigada, por lei, a contratar o número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. A seleção dos candidatos é feita pela própria empresa e, logo após a contratação, os jovens deverão procurar o Senai-MT, entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), para fazer a matrícula em um curso de Aprendizagem Industrial. Para atender a essa demanda, a instituição disponibilizou 1427 vagas apenas no primeiro semestre.

Os cursos têm duração de 800h a 1900h, dependendo da área de atuação. As vagas são para: Auxiliar Administrativo Industrial, Eletricista Instalador Predial, Instalação e Manutenção Eletromecânica, Assistente de Produção, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Processos Industriais de Carne, Operador de Sistema de Computador, Instalador e Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicação, Mecânico de Manutenção Industrial, Mecânico de Manutenção a Diesel, Operador de Processos na Indústria de Aves, Operador de Processos na Indústria Sucroalcooleira.

São três modalidades adaptadas à realidade da empresa contratante: estudar em meio período e trabalhar em meio período, estudar dois dias e trabalhar três, ou ainda, estudar metade do tempo do contrato e trabalhar na outra metade. Os jovens aprendizes trabalham no regime da Consolidação das Leis doTrabalho (CLT) que garante ao estudante o direito a um salário mínimo hora e mais alguns benefícios, de acordo com a política da empresa. Entre eles estão: cesta básica, vale-refeição, vale-transporte, assistência médica, odontológica, entre outros.

Entre os benefícios para a empresa que contrata um Jovem Aprendiz está a redução na alíquota do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); oportunidade de desenvolver e formar talentos, de acordo com a sua necessidade; aprendizagem como uma ação de responsabilidade social, oportunizando o acesso ao mercado de trabalho de jovens.

Interessados no programa, podem procurar as unidades do Senai-MT para mais informações.






Fonte: Nortão Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/91641/visualizar/