"Acabamento de obras da Copa é muito ruim", diz engenheiro Crea-MT e Assembleia Legislativa se unem em fiscalização e Governo será cobrado
Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT) vão iniciar um trabalho de avaliação da qualidade das obras da Copa do Mundo entregues nos últimos meses, em Cuiabá.
Mas, com base nas poucas obras já inauguradas – Trincheira Ciríaco Cândia, Viaduto da UFMT e Viaduto do Despraiado –, o presidente da Associação dos Engenheiros Civis, André Schuring, diz que o acabamento é "muito ruim".
“A qualidade de uma obra é observada pelo acabamento, que se vê que está muito ruim, e pela qualidade dos materiais especificados e os que foram de fato utilizados na obra. O acabamento é uma coisa visual. Não precisa ser engenheiro para perceber as imperfeições de uma obra”, disse ele, em entrevista ao MidiaNews.
Schuring disse que a própria população percebe se algo está errado em uma obra. “Quando adquire uma casa, você percebe se há infiltrações, parede trincada, pintura com imperfeições, piso soltando...”, observou.
Os trabalhos dos fiscais devem recomeçar na próxima semana, conforme o André Schuring, que também é conselheiro do Crea.
O trabalho executado pela entidade é realizado a pedido da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
“Foram realizadas vistorias em 11 obras principais e foram visitados 11 canteiros. Foram solicitados projetos, cronogramas. A equipe do Crea avalia se há problemas de drenagem, qualidade, se há anomalias, além da fiscalização do exercício profissional”, disse o engenheiro.
O relatório final dos trabalhos deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa, para que os contratos firmados com o Governo do Estado sejam cobrados.
Durante uma vistoria, em dezembro do ano passado, deputados estaduais e engenheiros do Crea criticaram a falta de integração entre as empreiteiras responsáveis pela execução das obras da Copa do Mundo de 2014 e as concessionárias dos serviços de água, esgoto e energia.
As avaliações foram feitas durante vistoria às obras do Complexo Viário do Tijucal e de duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima até chegar à Ponte dos Eucaliptos.
Além do andamento das obras, também é verificada a situação das rotas de desvios utilizados pela população.
Comentários