Deputado diz que virou 'vergonha' falar de política no Araguaia
Presidente regional do PDT e representante da região Sul do estado, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) disse que debater política na região do Vale do Araguaia se tornou motivo de vergonha para os políticos sérios.
Isto porque, afirma o parlamentar, há décadas os adeptos da “politicagem” visitam a região durante campanha eleitoral, prometem e nunca mais voltam para cumprir o combinado.
“Vir para essa região falar de política se tornou até incomodo. Para os políticos honestos se tornou motivo de vergonha falar em política no Vale do Araguaia. Pois, há muito tempo os políticos vem para o Araguaia somente no intuito de prometer”, afirmou Viana.
Zeca Viana tomou como exemplo uma antiga promessa feita à população de Barra do Garças. “Sou dessa região, e assim como a população, há anos ouço dos políticos a promessa de construção do rodoanel de Barra do Garças. Mas até hoje ele não saiu”, enfatizou Viana.
A declaração se deu em Barra do Garças, no sábado (25), durante o encerramento da programação do projeto intitulado “Fala, Mato Grosso”. Trata-se de um projeto liderado pelo senador Pedro Taques (PDT) que aspira visitar os quatro cantos de Mato Grosso para debater com a sociedade as necessidades reais de cada cidade.
Nesta primeira edição do “Fala, Mato Grosso”, os líderes de partidos de oposição visitaram 27 cidades da região do Vale do Araguaia, em 13 dias de viagem.
Conforme explanou o deputado, o que mais chamou a atenção da comitiva foi a falta de investimentos em estradas, saúde, educação e para energia elétrica.
Para Zeca Viana, não aplicar recursos financeiros na região do Araguaia denota falta de caráter político. “Temos aqui uma região de vasta área territorial e de imenso potencial econômico. Mas o Governo do Estado faz vista grossa a tudo isso”.
Para que o Vale do Araguaia se torne o celeiro de Mato Grosso -- isto é, uma grande fronteira agrícola -- falou Viana, basta vontade do Poder Público. “Investimento não depende da população, depende do Governo do Estado. O governo sim tem dinheiro e obrigação de trazer recursos para essa região”.
O deputado classificou a região como a mais abandona pelo Estado e de maior potencial de crescimento. “O sistema político de Mato Grosso está comprometido e viciado. A corrupção e o descaso com a sociedade têm falado mais alto. É por isso que precisamos mudar essa forma de se pensar em fazer política”.
Manifestando apoio à candidatura de Pedro Taques ao Governo do Estado, Zeca Viana disse que é preciso fazer o dever de casa e começar da forma correta. “Percorremos os municípios e ouvimos a sociedade. E povo é que mostra aos políticos as necessidades de cada cidade e não o contrário”, argumentou. “Este grupo está pronto para fazer este trabalho”.
União
Do último dia de caravana, em Barra do Garças, participaram os prefeitos de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Rondonópolis, respectivamente, Mauro Mendes (PSB), Otaviano Pivetta (PDT) e Percival Muniz (PPS).
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e a deputado estadual Luciane Bezerra (PSB), o suplente Cândido Teles (PSB), a ex-senadora Serys Slhessarenko, prefeitos, vereadores da região e Cuiabá.
O senador e sua comitiva passaram pelas cidades de Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Alto Boa Vista, Luciara, São Félix do Araguaia, Canabrava, Porto Alegre do Norte e Confresa, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Vila Rica, Querência, Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina, Canarana, Campinápolis, Araguaiana, Torixoréu, Ribeiraozinho, Ponte Branca, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Pontal do Araguaia e Barra do Garças
Comentários