Ato em Ipanema tem privadas para protestar contra esgoto na praia
Os voluntários da rede Meu Rio foram para as areias de Ipanema na manhã deste sábado (25) para realizar o “bacteriato”, um protesto contra o derramamento de esgoto no mar, que polui as praias cariocas.
Os voluntários expuseram uma mapa que mostrava onde o esgoto é despejado in natura no Rio. Vasos sanitários também “decoravam” o protesto, e desenhos na areia representavam as principais bactérias presentes no esgoto, causadoras de doenças no ser humano.
Desenhos na areia representam as bactérias
encontradas no esgoto (Foto: Glenda Almeida/ G1)
“Nós desejamos falar sobre o ‘invisível’ de uma forma interessante, porque ninguém gosta de falar sobre esgoto”, disse Leona Deckelbaum, uma das organizadoras do evento. Ela é israelense, e mora no Rio há dois anos. “Desde quando me envolvi com a causa e passei a pesquisar sobre o esgoto da cidade, não consegui mais entrar no mar por saber da poluição. Isso é horrível, inaceitável”. De acordo com os dados levantados pelo grupo, 18 mil litros de esgoto são despejados na Baía de Guanabara a cada segundo.
A ação faz parte de um movimento chamado "Verão de Saneamento", do Meu Rio, que tem o objetivo de alertar as pessoas e chamar atenção do poder público sobre os problemas do saneamento na cidade. Entre as metas das ações está a implementação de redes de esgoto regularizadas nas favelas.
Sueli Nascimento, documentarista voluntária do projeto, criticava durante o ato a Cedae e o poder público. “Eles gastam milhões para fazer caminhos por onde o esgoto deve passar, mas não investem em tratamento. O mar não obedece ordens, e o lixo volta para a praia. Além de tudo isso, não colocam placas em lugares impróprios para o banho. Na minha opinião, isso sai caro para o turista”, opina. Entre as bactérias desenhadas na areia, através de uma técnica chamada "stêncil", está a salmonela. Segundo o IBGE, 40% das residências no Brasil não têm rede coletora de esgoto.
O ato foi feito na direção do emissário submarino da Cedae, que leva o esgoto diretamente para o mar. O protesto começou às 9h, em frente à Rua Teixeira de Melo. Este é o quinto ato do projeto "Verão de Saneamento".
Comentários