Saúde realiza neste sábado Dia D do mutirão da Hanseníase em Tangará
A Secretaria Municipal de Saúde realiza desde as primeiras horas da manhã deste sábado o mutirão do Dia D de Combate a Hanseníase. O atendimento aconteceu no Posto Central e segue até às 16h.
A coordenadora da Atenção Básica, Gicelly Zanata destacou que muitas pessoas estão sendo atendidas e frisou que a procura ao Posto Central é importante para realizar uma avaliação. “Sintomas mais comuns são manchas esbranquiçadas, avermelhadas com a borda elevadas ou amarronzadas, que apresentem alteração de sensibilidade: não coçam e não ardem”, explicou a coordenadora destacando que há ainda o tipo de doença que afeta os nervos e nesse caso o paciente sente muitas dores. “O tratamento é feito somente pelo SUS dura de seis meses a um ano. Mesmo que o paciente faça o diagnóstico com um médico particular, o tratamento é feito no SUS”, afirma.
No último ano dez novos casos registrados foram de crianças de 6 anos de idade. Além deste número, foram confirmados 118 casos, entre eles 74 casos novos de adultos e 30 de pacientes de outros lugares, que iniciaram ou abandonaram o tratamento.
Comentários