Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 25 de Janeiro de 2014 às 12:54

    Imprimir


Primavera do Leste ficou em 6º lugar entre os 141 municipios de Mato Grosso, em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, a cidade alcançou a média de 0,752.

O IDH dos municípios vai de 0 a 1, quanto mais próximo de 0, pior o desenvolvimento humano e quanto mais próximo de 1, melhor. No levantamento são levadas em consideração três dimensões: renda, longevidade e educação e foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013.

O IDHM foi calculado com base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e feito em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP).

Em primeiro lugar do estado está a capital cuiabá que chegou a marca de 0,785.

Em quarto lugar está o município vizinho Rondonópolis que alcançou a média de 0,755.

O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Porém, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da “felicidade” das pessoas, nem indica “o melhor lugar no mundo para se viver”. Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate.

A colocação de Primavera do Leste no ranking, coloca os município entre as cidades top 10 de Mato Grosso.

O que é desenvolvimento humano

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.

Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. 

A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.

O conceito de Desenvolvimento Humano também parte do pressuposto de que para aferir o avanço na qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. 

Esse conceito é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), publicados anualmente pelo PNUD.






Fonte: Clique F5

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/91158/visualizar/