MPF abre investigação sobre contas encerradas pela Caixa
O Ministério Público Federal no Distrito federal (MPF/DF) informou que abriu duas investigações para apurar se se houve irregularidades na conduta da Caixa Econômica Federal ao encerrar mais de 525 mil contas de poupança e lançar o saldo de R$ 719 milhões como lucro no seu balanço anual de 2012.
Segundo a assessoria de imprensa do MPF, além do inquérito civil instaurado na quinta-feira (23), foi aberta também aberta uma investigação preliminar no âmbito criminal.
O prazo para conclusão do inquérito civil é de um ano, prorrogável. Já o procedimento investigatório criminal está sob segredo de Justiça.
"O objetivo da investigação é esclarecer se a Caixa descumpriu regulamentações legais do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central (Bacen), e apurar a veracidade das informações prestadas pelo banco ao consumidor. O MPF pretende, ainda, avaliar a repercussão do resultado contábil alcançado nos repasses ao tesouro nacional e na participação de lucros e resultados dos empregados", informou o MPF, em nota.
Comentários