Reintegração de posse é concluída sem incidentes em assentamento de MT
A Operação de Reintegração de Posse, no assentamento Jaguaribe, município de União do Sul, desenvolvida pela Polícia Militar (PM) em parceria com a Força Tática de Sinop, terminou ontem (23) com 35 lotes desocupados e reintegrados. Não houve registros de incidentes, prisões ou apreensões.
O comando conclui os trabalhos e comemora com satisfação a desenvoltura da operação e do efetivo. “Os resultados foram extremamente satisfatórios, realçando dados conforme vislumbrados, de que as ações propostas no planejamento operacional alcançaram seus objetivos, no qual durante a realização de três dias de policiamento não houve nenhum registro de ocorrências com repercussão negativa à segurança pública”, afirmou o comandante da PM de Cláudia, Tenente Manoel Dantas.
Consta ainda que os desapropriados foram realocados em residências localizada no município de União do Sul, para onde também foram transferidos seus bens materiais.
Como já informado pelo Nortão Notícias, cerca de 1.609,3 hectares estavam sendo ocupadas por aproximadamente 33 famílias. Essa área pertence a sete associações, divida em três partes. Uma destinada a construção da vila para as familiais, outra para reserva legal e outra para lavoura e produção conjunta.
“Em junho de 2008, as partes requeridas, que também participam do projeto do Banco da Terra e que residem na Fazenda Jaguaribe, passaram a esbulhar a área de uso comum – destinada à exploração conjunta para lavoura, sob alegação de que o documento da área era ilegal e que a área era devoluta”, relata parte da decisão da Vara Especializada em Direito Agrário em Cuiabá.
A área que tinha como objetivo a exploração conjunta da lavoura, foi tomada por famílias que subdividiu-a em 29 lotes, fazendo com que o local fosse impropriamente ocupada.
Comentários