Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 24 de Janeiro de 2014 às 18:00
Por: Da Assessoria/Prefeitura de Rondonópolis

    Imprimir


Um personagem caricato que permanece vivo na memória do povo. Liu continua sendo retratado em reportagens, pesquisas de conclusão de curso, de mestrado, e revive através dos comediantes atuais, que até hoje, utilizam seu trabalho como referência. A jornalista Andhressa Heloiza Sawaris Barbosa faz sua tese de mestrado em cima da leitura de Liu sobre Cuiabá, um diálogo entre o passado e o contemporâneo.

Sua irmã mais velha, Cleuza, conta que Liu sempre foi assim, desde criança, era o ‘palhaço da família’. E relembra alguns de seus causos, como quando pediu para a vizinha posar para fotos, mas com a máquina quebrada, fez a moça se arrumar toda por pura diversão.

De sua cartola surgiu personagens como Comadre Nhara (parceria com o diretor Chico Amorim), sua mais conhecida retratação de uma mulher cuiabana que vivia espiando as pessoas pela janela de casa e fazendo fofoca. Juca era um homem cuiabano inspirado no próprio pai. Sinhá Dedê era uma empregada doméstica. Com peruca loira, Liu se travestia de Ramona, uma garota cuiabana que queria fazer tudo para estar na moda. E Gladstone, um hippie hilário criado pelo artista.

“Era cheio de esperanças. Um lutador. Com astral sempre pra cima”, relembra a irmã com os olhos cheios de saudades. 

Foi na década de 80, que Liu começou a revolucionar o teatro em Mato Grosso, após voltar do Rio de Janeiro, onde estudava Comunicação Social na Gama Filho. Ao aportar em sua terra (vale ressaltar que era o único cuiabano entre os 10 filhos de Nilson de Arruda e Tanita Marques de Pinho Arruda), firmou parceria com Ivan Belém e Mara Ferraz, entre outros, para criar o primeiro grupo de teatro de rua de Cuiabá, chamado de Gambiarra. 

Todas as suas peças, personagens, piadas, surgiam a partir de sua observação como espectador do mundo. Conseguia assimilar cada peculiaridade e trazer aos seus próprios enredos, fazendo uma leitura daquilo que se modificava e do que era culturalmente repassado.

Em uma entrevista ao Diário de Cuiabá no ano de sua morte, Liu Arruda contou que sua inspiração vinha do dia a dia. “Então, eu costumo dizer que o cuiabano é perguntador, ele não é fofoqueiro. Ela ficava na janela, você passava com um embrulho, ela (faz a voz): "Hei, aonde você vai? Qué isso que tá na tua mão? Custou quanto? Sua mãe já sabe?" E dá a bunda pra resposta. Quer dizer, ela pergunta cinco coisas, seis e não liga pro que você responde. A Comadre Nhara é essa dona. Aliás, todos os meus personagens, o Juca, a Ramona e tal, são baseados em alguém que eu conheci. Aquela Dedé (faz a voz), "passa aqui, menino", que todo mundo pensa que o nome dela é Dedé, o nome dela é Redugera, era outra mulher que morava vizinha de minha casa, na rua 24 de outubro”, explicou à época.

A secretária de Educação do município Ana Carla Muniz recebeu hoje (24.01) a minuta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação do coordenador geral das comissões, Josemar Ramiro. Ele estava acompanhado de integrantes da comissão que trabalhou no documento da educação e destacou que o texto contempla as discussões feitas na comissão. A minuta entregue é diferente da encaminhada pelos Correios pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) contratada para fazer o trabalho.

De acordo com Josemar, o trabalho foi realizado de maio de 2013 e concluído neste ano, com o texto discutido exaustivamente entre os membros que fizeram parte da comissão e todos os funcionários de carreira da pasta.

Ana Carla agradeceu a atenção dada pela comissão e ressaltou a dedicação dos servidores. “Sabemos que todo este trabalho foi de muita responsabilidade porque o que estava sendo discutido era a carreia de vocês, a vida de vocês. Agradeço a todos pela dedicação e pela sabedoria com que conduziram as discussões, que tenho certeza que não foram fáceis”, ressaltou.

O documento agora será analisado pela equipe de administração e finanças da prefeitura e dará respaldo para a realização do concurso público a ser realizado neste ano.

Participaram da entrega da minuta, o secretário de Governo Eduardo Duarte, a secretária adjunta de Educação Francismeire Pedrosa da Silva, o presidente do Serv Saúde, Vilmondes Aprígio da Silva Luz, os vereadores Adonias Fernandes, Cláudio da Farmácia, Reginaldo Souza Santos e os membros da comissão da Educação Maria Lúcia da Silva, Maria de Fátima Lemes Borges, Messias Tadeu de Souza, Leila Vasconcelos Pereira e Rodolfo Marques.






Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/91088/visualizar/