Maconha: entenda como a droga e sua proibição podem afetar os estudos
A comunidade de Boa Esperança, distrito de Sorriso, está sem serviços de saúde desde o final do ano passado e o problema causa reclamação. O vereador Marlon Zanella (PMDB), que cobra a retomada dos atendimentos no local, afirmou que foram dispensados psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutico bioquímico, sendo que até agora não foram contratados novos profissionais.
Ainda segundo ele, o médico que atendia no distrito também foi demitido. “Hoje os atendimentos no USF V estão sendo feitos por enfermeiros ou técnicos em enfermagem, o que aumenta o número de encaminhamentos para o município, causando transtornos aos pacientes e aumentando os custos”, explica. No distrito de Caravaggio, segundo o vereador, também não há atendimento médico desde o final do ano passado. Outro problema, apontado por ele, é a falta de alguns medicamentos nas duas unidades de saúde.
De acordo com a coordenadora da Secretaria municipal de Saúde e Saneamento, Monalise Zanini , o médico que atendia no USF V, em Boa Esperança, era prestador de serviço e saiu de férias sem autorização, não retornando no prazo, o que ocasionou a demissão. Porém, uma nova contratação deverá acontecer em breve. Em relação à médica que atende no Caravaggio, informou que ela está de atestado médico por 60 dias.
Quanto aos demais profissionais, Monalise explicou que a dispensa se deu por questões de economia, tendo em vista a diminuição no fluxo de atendimentos neste período. Contudo, afirmou que os serviços devem retornar. Sobre a possível falta de medicamentos, ela afirmou que os itens da Farmácia Básica são enviados aos distritos regularmente, mediante lista encaminhada pela unidade de saúde.
Comentários