Campo Novo do Parecis recebe Fundação MT em Campo neste dia 21
Pesquisadores da Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, farão raio X da safra 2013/2014 nas principais regiões produtora de soja de Mato Grosso. Eles percorrerão as lavouras, levantarão os gargalos, as necessidades dos produtores rurais e apresentarão resultados e análises a partir das demandas levantadas. Amanhã, 21, terça-feira, o evento acontece em Campo Novo do Parecis, a partir das 18h30 horas no Multi Festa Eventos.
O objetivo principal do Fundação MT em Campo é aproximar pesquisadores, resultados de pesquisas, informações e dados com a classe produtora. “Desta forma a Fundação MT atende as necessidades específicas de cada região, privilegia a discussão e interação entre produtores e pesquisadores”, afirma Francisco Neto, diretor da Fundação MT.
O Fundação MT em Campo é um dos eventos que faz parte do Programa de Difusão de Tecnologia da Fundação MT. “Este novo formato vem para substituir os Dias de Campo que a Fundação realizava até o ano passado, inovando com o tratamento da informação de maneira mais pontual, atual, assertiva e direcionada para cada região”, explica o diretor.
Dias 24 e 25 de janeiro será a vez da região Médio-Norte do estado, em Nova Mutum. Dia 05 de fevereiro o Fundação MT em Campo será realizado no Norte de MT, no município de Sorriso. Dia 07 de fevereiro acontecerá na região Sudeste do estado, em Rondonópolis. Dia 12 de fevereiro ocorrerá na região Sul, em Primavera do Leste. O evento será encerrado na região do Araguaia, no dia 21 de fevereiro em Querência.
Em duas cidades (Nova Mutum e Rondonópolis), a Fundação MT abrirá as portas das suas estações de pesquisa onde tem com diversos ensaios para apresentar ao público. Serão dois verdadeiros dias de campo, onde a classe produtora terá acesso aos experimentos montados, às informações coletadas em safras anteriores e ainda poderão sugerir novos protocolos. É a chance de ter informações em tempo real, in loco, de maneira prática e didática, vendo no campo a reação da planta à cada manejo diferente.
Em Campo Novo do Parecis, Sorriso, Primavera do Leste e Querência a dinâmica será diferente. Equipe de pesquisadores da Fundação MT, de diferentes especialidades, passarão dois dias inteiros visitando áreas ao redor da cidade sede para ter a maior quantidade de informações sobre a realidade da safra. Com esse Raio X, em tempo real, estes pesquisadores participarão de uma grande mesa redonda, ao final do 2º dia, para discutir os principais gargalos e as possíveis soluções. Este formato possibilitará uma melhor interação entre pesquisadores e a classe produtiva e maior regionalização de problemas e suas possíveis soluções.
Comentários