Quatro em cada dez eleitores liberais-democratas não apoiam coalizão britânica
Quatro em cada dez pessoas que afirmam terem votado nos liberais-democratas não teriam feito isso se soubesse que o partido entraria em uma coalizão com os conservadores, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira no Reino Unido.
O partido de centro-esquerda Liberal Democrata uniu forças ao de centro-direita Conservador após eleições gerais inconclusivas em março, tornando-se o parceiro mais jovem no primeiro governo de coalizão britânico desde a Segunda Guerra (1939-45).
A pesquisa ComRess para o programa "Newsnight", da rede BBC, mostrou que 58% dos eleitores liberais-democratas teriam votado no partido da mesma forma se soubessem que ele iria entrar na coalizão com os conservadores.
Por outro lado, 86% dos eleitores conservadores disseram que não votariam da mesma maneira se soubessem da aliança partidária.
Desde que assumiu o poder, o governo de coalizão anunciou planos de cortar os gastos públicos na tentativa de combater um deficit de orçamento que gira em torno de 11% do PIB nacional.
Alguns liberais-democratas estão preocupados que o partido pode sair com a imagem prejudicada, dividindo a responsabilidade por medidas dolorosas, mas não deve ganhar muita credibilidade no caso de as ações serem bem sucedidas.
Pesquisas de opinião desde as eleições mostraram uma queda na aprovação do Partido Liberal-Democrata.
A pesquisa mostrou que 37% dos eleitores liberais-democratas acham que o partido foi desonesto sobre a escala dos cortes planejados. Além disso, 60% acham que o partido se enfraqueceu desde que aderiu à aliança, contra apenas 34% que acreditam no fortalecimento da legenda.
O estudo foi conduzido de 23 a 25 de julho, com 1.009 pessoas.
Comentários