Greve pede melhoria na infraestrutura dos terminais em Alto Taquari e Alto Araguaia.
Caminhoneiros em greve paralisam terminais ferroviários para transporte em MT
Os motoristas de transporte de cargas que conduzem o escoamento da produção de Mato Grosso paralisaram as atividades nesta segunda-feira (16) por tempo indeterminado. O Sindicato dos Caminhoneiros e a Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Mato Grosso (Fettremat) estão orientando as empresas e transportadoras a não enviarem os caminhões aos terminais de Alto Taquari e Alta Araguaia, no oeste do estado, que são administradas pela América Latina Logística (ALL).
O motivo da greve são as más condições do pátio de espera, onde segundo reclamações dos motoristas, precisa ser pavimentada devido à intensa poeira na seca e lama no período chuvoso, além de outras reinvidicações como fim da prática da ALL de bloquear o CPF e placa do caminhão.
Em reunião no dia 9 de agosto, entre sindicalistas e ALL foram propostas todas as reivindicações e colhidos as assinaturas dos caminhoneiros que se mostraram 100% à favor da paralisação.
As principais reivindicações
Asfaltamento do pátio de estacionamento dos terminais da ALL e iluminação e segurança à noite nos mesmos; fim da prática da ALL de bloquear o CPF e placa do caminhão; fim da cobrança do uso dos banheiros (em Alto Araguaia é cobrado R$ 1,00 e em Alto Taquari, R$ 2,00); criação de mecanismos de registro da chegada do caminhão ao pátio; o comprometimento da empresa em limitar o número de caminhões no pátio (o pátio chega a receber mil caminhões, quando o limite deve ser de 400), cessar o sistema de som no período noturno; os caminhoneiros pedem o aumento do número de tombadores (equipamento de descarga do veículo).
Justiça proíbe bloqueio de CPF
O diretor-executivo da Associação dos Transportadores de Mato Grosso - ATC, Miguel Mendes, disse que os caminhoneiros já conquistaram a primeira vitória contra a ALL, através de uma liminar requerida pela Fettremat. A liminar concedida pelo juiz Juarez Gomes Portela, da Justiça do Trabalho de Rondonópolis-MT obriga a ALL a providenciar em caráter emergencial, medidas que melhorem as condições ambientais de trabalho dos profissionais do volante que utilizam-se de seus terminais para carga e descarga, tais como, contratação de um caminhão pipa para molhar os pátios de estacionamento de seus terminais e reduzir o tempo de espera dos motoristas para carga e descarga, já que o tempo de atendimento dos motoristas atualmente excede em mais de 24 horas e é extremamente prejudicial à saúde e ao bem estar dos mesmos.
A justiça também proíbe a ALL da prática de bloquear os CPF’s dos motoristas impedindo que os mesmos descarreguem os produtos transportados em seus caminhões em seus terminais, bem como, limitou o recebimento de caminhões além de sua capacidade operacional.
O descumprimento da liminar implicará em multa diária para a empresa no valor de R$ 5 mil, revertida para projetos sociais, campanhas educativas e preventivas dos trabalhadores.
Nota da ALL
Em nota divulgada ainda na sexta-feira (13) a assessoria da ALL afirmou que em resposta às reivindicações apresentadas pela Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Mato Grosso (Fettremat) e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres, a empresa de logística esclarece que em 2010 a ALL já investiu mais de R$13 milhões melhorias nos terminais, como a sinalização e ampliação de 100 vagas no pátio. Foram implantados três postos de marcação de fila, bem como obras internas, incluindo novas tecnologias que permitiram dobrar a capacidade de descarga, agilizando o processo de recepção das cargas e reduzindo o tempo médio de permanência dos motoristas no terminal para 5,6 horas.
Também foram construídos novos banheiros com chuveiros e água aquecida, além de um restaurante, visando diretamente o benefício dos motoristas que descarregam no terminal.
Atendendo as reivindicações atuais, estão sendo realizadas obras de pavimentação com rachão e pó de brita na via em frente ao restaurante, localizado no pátio, e na sua extensão, até a entrada dos boxes e pátio de marcação e na entrada para a classificação das cargas. A via de acesso entre os terminais será asfaltada. A previsão é de que estas obras estejam concluídas em até 120 dias.
O Terminal de Alto Araguaia movimenta atualmente cerca de 600 caminhões/dia e toda a operação, inclusive as marcações de chegada das cargas, funcionam 24 horas. Já o Terminal de Alto Taquari, que recebe atualmente cerca de 60 caminhões, tem as marcações programadas entre 15h e 23h. Este horário é de conhecimento das transportadoras, sindicatos e motoristas, que podem alinhar antecipadamente carregamentos e chegada nos terminais, evitando transtornos.
Quanto ao movimento para a paralisação dos terminais, a ALL esclarece que a interrupção por parte dos motoristas representados pelas entidades acima não se reveste da garantia constitucional ao direito de greve, uma vez que a ALL não é sua empregadora, e sim proprietária dos terminais utilizados pelos motoristas para o descarregamento dos caminhões, não mantendo com estes qualquer relação empregatícia, comercial ou de outra natureza.
Deste modo, eventuais paralisações ensejarão a tomada das providências judiciais cabíveis para responsabilização de todos os envolvidos, a fim que resguardar os direitos fundamentais de propriedade da ALL e de liberdade daqueles que não fazem parte do movimento, ambos previstos constitucionalmente.
A ALL reforça que permanece aberta ao diálogo e repudia qualquer iniciativa que possa prejudicar a população da região, como a paralisação das rodovias, bem como a logística para o escoamento da produção do Estado, um dos principais produtores de grãos do país, rumo ao porto de Santos.
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