Gabeira defende aliança com Cesar Maia em entrevista na TV
O candidato do PV ao governo do Rio, Fernando Gabeira, afirmou hoje, em entrevista ao programa RJTV, da Rede Globo, não estar constrangido por ter em sua chapa o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), cuja gestão já qualificou de "terrível" no passado. Maia concorre a uma vaga no Senado e, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada hoje, tem 33 % das intenções de voto, atrás apenas de Marcelo Crivella (PRB), com 40%.
"Ele (Maia) agora não é candidato a prefeito, ele é candidato ao Senado. Ele tem uma experiência histórica, tem uma experiência administrativa, tem uma experiência político-eleitoral que é importante para o Rio de Janeiro", afirmou.
O candidato ressaltou ainda a importância das alianças para a definição do tempo de propaganda eleitoral gratuita na televisão, mas ressaltou que o apoio não está condicionado à distribuição de cargos no governo. "Temos que ter possibilidade de competir. O ex-prefeito Cesar Maia e todos que me apoiam sabem que eu não farei loteamento político dos cargos."
Gabeira comentou também o fato de ter usado a cota de passagens aéreas da Câmara para enviar uma de suas filhas ao Havaí quando era deputado federal. Ele ressaltou que ele próprio tornou público o uso da passagem, ressarciu os cofres públicos e trabalhou para estabelecer regras claras sobre o assunto no Congresso. "Quando eu erro, eu reconheço e corrijo o erro", disse.
O candidato ainda falou sobre as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), que disse pretender conjugar com um trabalho de inteligência para coibir o crime organizado. "Não temos condições de ter uma UPP em todos os locais do Estado. Associada à UPP, é preciso ter uma política de inteligência."
A entrevista de Gabeira deu início a uma série de participações dos candidatos ao governo do Rio no RJTV. Amanhã seria a vez do governador Sérgio Cabral, mas, como ele precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência para retirada de parte do menisco do joelho direito, o entrevistado será Fernando Peregrino (PR).
A última pesquisa Datafolha para o governo do Rio, divulgada na sexta passada, mostrou que Cabral lidera a disputa com 57% das intenções de voto, o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Gabeira, com 14%, ocupa o segundo lugar, seguido por Eduardo Serra (PCB), com 3%, Cyro Garcia (PSTU), com 2%, e Fernando Peregrino (PR) e Jefferson Moura (PSOL), ambos com 1%.
Comentários