Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Terça - 17 de Agosto de 2010 às 07:50
Por: Karoline Kuhn de Sinop

    Imprimir


Os 141 municípios matogrossenses estão aptos a cultivar o algodão, conforme o zoneamento agrícola (ano-safra 2010/11) aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que identificou as áreas aptas e os períodos de semeadura com o menor risco climático para o cultivo do algodoeiro herbáceo no Estado. O período de semeadura estipulado foi de 1ª a 31 de dezembro.

De todos os municípios, pelo menos 31 estão proibidos de cultivar sementes ou caroços de algodoeiro herbáceo com traços de modificação genética: Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Barão de Melgaço, Cáceres, Carlinda, Colíder, Confresa, Cotriguaçu, Guarantã do Norte, Itiquira, Juruema, Matupá e Nossa Senhora do Livramento.

Na lista estão ainda Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Nova Guarita, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Rondolândia, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leverger, São José do Xingu, Terra Nova do Norte e Vila Rica.

Conforme o Ministério, para a definição do zoneamento foram analisados questões como clima, déficit hídrico e ciclo da cultura, já que o algodoeiro é extremamente sensível às condições de temperatura, umidade do solo e chuvas na colheita.

Na safra 2009/2010, Mato Grosso registrou produção de 1,47 milhão de toneladas de algodão em caroço. A área cultivada foi de 428,1 mil hectares, segundo análise da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O zoneamento da cultura foi estabelecida ainda para Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Bahia, Piauí, Maranhão e Distrito Federal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/90378/visualizar/