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Cidades
Quinta - 12 de Setembro de 2013 às 14:12

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A Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT) realiza hoje (12.09), treinamento no Núcleo Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) sobre o Selo de Controle Digital dos serviços notariais e de registro. A capacitação visando a verificação da autenticidade do selo digital em função da implantação do Sistema de Atendimento Eletrônico ao Cidadão – e-SAC (Sema Virtual) acontece às 16h no Auditório Pantanal do Palácio Paiaguás.

A presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco explicará para cerca de 40 servidores do órgão estadual os procedimentos envolvidos com os selos e a maneira para se consultar a autenticidade dos mesmos.

O Selo Digital é uma seqüência de alfanuméricos gerados pelo Sistema de Gestão Integrada dos Foros Judicial e Extrajudicial (GIF) do Poder Judiciário. Esses códigos são associados aos atos praticados nos cartórios extrajudiciais, como autenticação, reconhecimento de firma, escritura, emissão de guia, entre outros.
Sema Virtual
O Sema Virtual é um sistema on line que irá englobar vários serviços entre eles o Serviço de Atendimento Eletrônico ao Cidadão (e-SAC), previsto para ser lançado oficialmente no final deste mês.
A ideia é otimizar as ações de tramitação e análise dos processos protocolados no órgão, facilitando o acesso da sociedade aos serviços prestados, com maior agilidade, qualidade e transparência.
Por meio de um certificado digital, os usuários dos serviços oferecidos pela Sema deverão solicitar ao órgão ambiental o seu cadastramento no sistema. Com login e senha de acesso poderão usufruir de funcionalidades como o envio de processos, atendimento de solicitações de forma totalmente digital e, upload de documentos em formato PDF que deverão ser digitalizados conforme os roteiros orientativos em fase de elaboração e que serão disponibilizados no portal do órgão.

Após a análise, os técnicos da Sema irão anexar aos processos eletrônicos os documentos das rotinas administrativas e análises realizadas, podendo as informações serem consultadas instantaneamente pelos usuários externos. Todos os documentos digitalizados, sejam eles enviados pelos usuários externos ou produzidos pelos técnicos da Sema, serão assinados digitalmente garantindo a segurança e responsabilidade sobre as informações contidas nos processos eletrônicos.

 






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