Em MT serão certificadas as áreas de Pesca e Aquicultura, e Hospitalidade e Lazer.
IFMT emitirá diplomas para quem aprendeu profissão só com a prática
Começou ontem o prazo de inscrições para o processo de reconhecimento de saberes do programa de Certificação Profissional e Ingresso em Cursos de Formação Inicial Continuada (CERTIFIC).
Em Mato Grosso o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campi Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva e o de Cáceres vão certificar profissionais que atuam nas áreas de Hospitalidade e Lazer, Pesca e Aquicultura, respectivamente. A inscrição segue até o dia 10 de setembro deste ano.
Os candidatos interessados em obter a certificação poderão fazer suas inscrições nos campi Cuiabá, Cáceres e no Núcleo Avançado do Pantanal, em Poconé, de segunda a sexta-feira, na Secretaria Escolar dos Campi em horário comercial. Poderá se inscrever para Rede CERTIFIC trabalhador ou o profissional com idade acima de 18 anos que atue ou já tenha atuado como recepcionista de hotel ou pescador artesanal de água doce, independente de sua escolaridade. Para se inscrever não é necessária a comprovação de experiência profissional.
Conforme critério do programa não há limite de vagas para o Processo de Reconhecimento. A inscrição é gratuita e será realizada em três etapas obrigatórias: a Pré-inscrição; Participação em Evento de Orientação sobre o Processo de Reconhecimento de Saberes (entrega do Manual de Orientações e a apresentação detalhada das etapas do processo de certificação) e o preenchimento do Questionário Sócio-Profissional.
Na primeira etapa deste programa é o Reconhecimento de Saberes que será avaliado por uma equipe multidisciplinar do Instituto Federal. Na oportunidade o candidato vai poder relatar toda a sua experiência profissional, destacando como aprendeu o ofício, as atividades relacionadas ao fazer profissional, a forma como as desempenha e os pontos que considera relevante para o domínio da profissão. Após este processo, ele participará de uma dinâmica de grupo onde será abordado o ambiente de trabalho, o local de atuação profissional e qualificação.
Num outro momento o candidato participará de um curso com carga horária de aproximadamente 40 horas sobre a área de avaliação. Nesta etapa ele participará de diversas atividades com especialistas que discutirão a atuação profissional sob a perspectiva da economia solidária, o uso de tecnologias sociais como: internet, sistemas de operações informatizados; elaboração de plano de negócios autônomos e cooperados, além do mais, visitas-técnicas, entre outras atividades que estão no plano do curso.
Ao final acontecerá a Avaliação do Desempenho Profissional em que o trabalhador deverá demonstrar por meio de atividades práticas, seu conhecimento e domínio da área o que engloba os conhecimentos científico e tecnológico relacionado à profissão. Todo este processo será acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
Para receber a certificação da Rede CERTIFIC o candidato que passou pelas etapas do processo de Reconhecimento de Saberes e que não tenha concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, poderá ingressar nos Cursos PROEJA FIC (Programa de Formação Inicial e Continuada) oferecido pelo Instituto ou cursos ofertados por instituições de ensino parceiras ao programa, para que possa concluir os estudos.
Após a conclusão de todo o processo avaliativo o candidato receberá a Certificação Profissional emitida pela Rede CERTIFIC o que dará ao trabalhador o poder de gozar dos direitos profissionais definidos pelos órgãos reguladores e associações de classe.
Comentários