Motoristas suspendem bloqueios nos terminais de ferroviários de MT
Os representantes da Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado de Mato Grosso (Fettremat) e dos Sindicatos dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres, suspenderam os bloqueios de caminhões nos terminais ferroviários de Alto Araguaia e Alto Taquri, nesta terça-feira (17), após aprovação de uma nova proposta da superintendência da concessionária América Latina Logista (ALL), responsável pela Ferrovia Vicente Vuolo. Porém, os representantes sindicais que defendem os motoristas e os que apóiam o movimento, vão fiscalizar a realização as obras de melhorias nos pátios da ALL. A empresa tem 120 dias para terminar as obras de melhorias que já começaram com cascalhamento dos pátios. No calendário de obras é previsto a construção de asfalto nas vias de acesso aos terminais.
A ALL firmou o compromisso com os lideres sindicais, com aprovação dos trabalhadores em assembléia, no segundo dia em que começou o movimento de bloqueio. Aproximadamente 30 caminhões descarregaram nos terminais da ferrovia. Em dias normais a empresa recebe até picos de 700 caminhões/dia, carregados de grãos com destino ao Porto de Santos – SP. “Foi uma manifestação que mostrou a união dos trabalhadores diante aos problemas que afetam toda a categoria. Mais de 200 motoristas ajudaram os representantes da classe, de todo o Estado, na mobilização. Os trabalhadores que chegaram aos terminais para descarregar os caminhões, foram orientados pacificamente a aderirem ao protesto para melhoria da condição de trabalho de todos. A maioria aderiu ao movimento e por essa unidade, conseguimos este avanço”, avalia o presidente da Fettremat, Luis Gonçalves da Costa.
A pauta de compromisso firmada entre sindicalistas e ALL, possui oito itéis, três deles direcionado ao terminal do Araguaia: Pavimentação com asfalto na via de classificação e demais terminais da Cargil, Mosaic, Bunge e Galvani, Pavimentação com pedra rachão e pó de brita e piche, na via que da acesso ao pátio passando pelo restaurante, banheiros, seguindo até a curva dos boxes de filas, Pavimentação dos boxes com pedra rachão e brita.
Em todas as unidade de responsabilidade da ALL, a chamada dos motoristas vão ser de forma individual das 22 às 6 horas. Isso quando finalizada as obras de melhoria dos pátios. Antes o chamado era por alto falante, o que prejudicava o sono dos trabalhadores, nas cabines dos caminhões. Será suspensa a cobrança da taxa para banho quente. Quanto ao bloqueio de CPF e placas de veículos para o descarregamento, a empresa vai cumprir a determinação da Justiça, que proíbe esta ação. O oitavo item da pauta é a manutenção da iluminação dos pátios de Alto Araguaia e Alto Taquri.
Comentários