‘Curto’ deixa Capital e 2 cidades sem luz
Um curto-circuito em um para-raio na subestação de energia de Barro Duro, em Cuiabá, provocou a queda de energia na Capital, em Várzea Grande e em Campo Verde na madrugada de ontem. A Centrais Elétricas Mato-grossenses – Cemat ainda não sabe as causas do incidente.
O gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Estevão Magri, informou que o curto afetou, em Cuiabá, três dos 14 transformadores: um da subestação Barro Duro, um da subestação Cidade Alta, um da subestação Cristo Rei. Em Campo Verde, a 131 Km da Capital, quatro transformadores foram desligados. Um transformador em Várzea Grande também foi atingido. O município tem seis no total.
“Técnicos da Cemat isolaram o para-raio para tentar descobrir quais são as causas da falha no aparelho. É possível que a causa tenha sido externa, mas ainda é cedo para dizer”, disse Magri. O problema ocorreu às 2h34 e deixou cerca de 80 bairros de Cuiabá sem luz. A energia foi restabelecida às 2h52 em 85% dos locais afetados pelo blecaute. Os outros 15% voltaram ao normal uma hora depois.
Ainda de acordo com o gerente, os transformadores e os outros aparelhos passam por inspeções mensais para se saber se estão com algum tipo de problema. “Esse para-raio passou pela última fiscalização sem ter apresentado nenhum problema”, afirmou. Segundo Magri, esse tipo de incidente não acontece há muito tempo e que acidentes desse tipo são raros em Cuiabá.
QUEIMADAS – Em relação ao risco dos municípios do interior ficarem sem energia por causa do alto número de focos de calor, Magri disse que somente em casos extremos, como o de Marcelândia, existe esse risco. “Lá foi um caso atípico, em que, infelizmente as chamas tomaram conta da cidade”. A Cemat, segundo ele, toma medidas de segurança como a criação da faixa de servidão, chamada também de faixa de segurança: porção de terra próximo à rede elétrica onde é feito o aceiro para prevenir a chegada das chamas.
Comentários