O Instituto de Pesquisa Hydro-Québec, no Canadá, iniciou o desenvolvimento do projeto para o robô LineScout após as fortes tempestades de gelo em 1998, que levaram a grandes quedas de energia. A ideia inicial, de acordo com o site IEEE Spectrum, era criar um robô que pudesse se mover pelos fios de alta tensão enquanto derretia o gelo.
Os robôs andam por fios com tensões de até 735 mil volts e são equipados com câmeras normais e sensores infravermelhos. Além disso, o LineScout possui um sistema de navegação inteligente que marca os pontos nos fios que merecem atenção especial.
Algumas cenas do robô em operação podem ser vistas no YouTube, pela url encurtada tiny.cc/6m3tj. O vídeo é um comercial da Hydro-Québec repleto de depoimentos e declarações, mostrando imagens do LineScout.
Na mesma linha de pesquisa estão os japoneses da HiBot. O vídeo do robô HiBot Expliner em ação também pode ser visto pelo atalho tiny.cc/kc5tr. O site BotJunkie destaca a utilização do próprio corpo do robô como contrapeso nas manobras para desviar de obstáculos nos fios, algo bastante engenhoso.
Nos Estados Unidos, o Instituto de Pesquisa em Energia Elétrica (EPRI) é mais um a desenvolver seu robô para estas mesmas funções, conforme contou o site CNET, em junho.
Um destaque deste protótipo são os paineis solares para energia reserva, para casos em que a energia do fio sobre o qual ele se movimenta não esteja disponível ¿ o que é bastante razoável, já que muitos reparos podem ser necessários exatamente pela falta de energia elétrica.
No Brasil, em que as tempestades tropicais e, principalmente, as elétricas causam inúmeros apagões, não se tem notícia do desenvolvimento de robôs semelhantes.
Comentários