Bahia emite alerta após 21 casos suspeitos de sarampo
Quatro anos após o último surto registrado, a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia emitiu um alerta de vigilância para o sarampo. O Estado registrou, nos últimos meses, 21 casos com suspeita da doença. A confirmação de um caso no Pará e de um possível surto na Argentina fez o governo intensificar a vigilância nos portos, aeroportos e fronteiras.
Dados da Sesab revelam que, de janeiro deste ano até o início de agosto, 62 casos de sarampo foram notificados na Bahia. Deste total, informa Adriana, 41 suspeitas foram descartadas e 21 estão sob investigação dos órgãos de vigilância epidemiológica. Em 2006, foram confirmados 57 casos no Estado.
Em Salvador, oito pessoas apresentaram os sintomas da doença, sendo que quatro tiveram diagnóstico negativo para o sarampo. "Temos, no entanto, outras quatro pessoas que estão sendo investigadas", afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica das Doenças Exantemáticas da Sesab, Adriana Dourado.
Adriana chama atenção para a importância da vacinação a fim de evitar que pessoas sejam contaminadas. Segundo ela, a imunização contra o sarampo faz parte do calendário de vacinação do Ministério da Saúde. O calendário prevê a imunização de crianças a partir do primeiro ano de vida. Homens de até 39 anos e mulheres de até 49 anos de idade também podem receber a dose.
Comentários