Premiação é paródia do Nobel para trabalhos científicos que "fazem rir". Pessoa que engoliu musaranho para ver como é digerido também ganhou.
Estudo de besouro que se orienta pelas estrelas ganha Ig Nobel
O Ig Nobel é organizado há 23 anos por uma revista que faz humor com ciência, a “Anais da Pesquisa Improvável” (nome traduzido do inglês). A cerimônia é conduzida por ganhadores do verdadeiro Nobel.
O prêmio de psicologia foi para o estudo que diz que pessoas que pensam que estão bêbadas também acham que são atraentes, de autoria dos franceses Laurent Bègue, Oulmann Zerhouni, Baptiste Subra e Medhi Ourabah, além do americano Brad Bushman.
O estudo sobre o besouro de esterco que se orienta pela Via Láctea foi realizado por Mari Dracke, Emily Bard, Marcus Byrne, Clarke Scholtz e Eric Warrant, que trabalham na Suécia, Austrália, África do Sul, Reino Unido e Alemanha.
Brian Crandall, dos EUA, e Peter Stahl, do Canadá, também agraciados com um Ig Nobel graças a seu estudo em que um musaranho (pequeno mamífero parecido com um rato, mas que não é roeedor) foi parcialmente cozido, depois engolido por uma pessoa para estudar quais de seus ossos seriam dissolvidos pelo sistema digestivo humano.
Aplausos proibidos
O vencedor do prêmio Ig Nobel da paz é o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, e seu aparato de segurança, por tornar ilegal aplaudir em público e, em seguida, prender um homem que só tem um braço sob a acusação de violar essa regra.
Lukashenko baniu os aplausos em público em 2011 depois que dissidentes políticos começaram a bater palmas nas ruas como forma de burlar a rígida regulação contra manifestações no país do Leste Europeu.
O prêmio de medicina foi para um estudo que avalia o efeito de ouvir ópera em camundongos que passam por transplante cardíaco. A categoria de "engenharia de segurança" teve como ganhadora uma pesquisa que propõe um sistema em que um sequestrador de avião cai por um alçapão dentro de um compartimento em que é "embalado" e ejetado com um paraquedas para que seja detido quando chegar ao solo.
O Ig Nobel de física foi para um estudo que revelou que algumas pessoas seriam capazes de andar sobre uma superfície de água, se isso acontecesse na Lua.
O prêmio de química foi ganho por um grupo de pesquisadores que mostrou que o processo químico que leva as pessoas a chorarem quando cortam uma cebola é mais compelxo do que se pensava.
O prêmio de probabilidade foi para uma investigação que concluiu que quanto mais tempo uma vaca está deitada, maior a probabilidade de ela se levantar. No entanto, quando ela está em pé, é mais difícil prever quando ela voltará a deitar.
Finalmente, o prêmio de saúde pública foi concedido a um trabalho que descreve uma "epidemia de amputações de pênis" na Tailândia. Os autores endossam a maioria das técnicas cirúrgicas usadas para atender os amputados, exceto em um caso em que um pênis havia sido parcialmente devorado por um pato.
Comentários