Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 20 de Agosto de 2010 às 15:30
Por: João Pequeno

    Imprimir


A candidata do PV à presidência, Marina Silva, defendeu nesta sexta-feira (20) uma "reforma da segurança pública", sem especificar detalhes, mas afirmando a questão como de corresponsabilidade do governo federal e prometendo unir experiências de diferentes Estados. Uma delas é a Justiça Restaurativa, implantada no Rio Grande do Sul para tirar jovens em situação de risco ligada às drogas, e a mediação de conflitos feita no Rio de Janeiro pelo grupo Afroreggae, no Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral (Zona Norte)- local que ela visitou no final desta manhã.

Marina disse que o tema vem tomado relevo nesta campanha. "A sociedade está exigindo que os candidatos a presidente discutam segurança pública. Você não via candidatos à presidência, até então, falarem de segurança; achavam que era coisa dos Estados (que administram as polícias)". Além de Marina, o tucano José Serra tem focado frequentemente o assunto, ressaltando a necessidade de maior controle nas fronteiras e prometendo criar um ministério próprio.

Em relação ao caso de seu companheiro de partido e candidato ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, que na quinta (19) foi ameaçado por traficantes em uma favela de Macaé (Norte Fluminense), Marina afirmou que "quanto mais tivermos governabilidade, mais conseguiremos controlar situações como essa, que constrangem o Estado, poder público, todos".

A candidata ainda comentou o crescimento lento dos municípios com rede coletora de esgoto, de 52,2% em 2000 para 55,2% em 2008, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Ainda falta quando 80% das pessoas não tem acesso a saneamento e esgoto tratado, que contaminam os rios e espalham doenças, especialmente entre as crianças", afirmou, referindo-se a um dado do Censo de 2000.

 





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/89906/visualizar/