Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Agosto de 2010 às 16:31

    Imprimir


 
O Ministério da Saúde afirmou, em nota divulgada nesta sexta-feira, que o sarampo "continua eliminado do território nacional. Ou seja, não há circulação do vírus internamente". Segundo as autoridades, o Brasil interrompeu a circulação do sarampo no ano 2000 e, desde então todos os casos registrados são "importados".
 

A conclusão de contágio importado se aplica, segundo o ministério, aos recentes casos investigados. Todos seriam pacientes infectados fora do País ou contaminados por estrangeiros que vieram ao Brasil. A presença destes casos "é esperada pela vigilância em saúde, mesmo após a eliminação do vírus no Brasil, devido ao grande fluxo de pessoas que vêm de países onde a doença ainda existe, como alguns países da Europa, Ásia e África", diz a nota.

Casos
No início de agosto foram confirmados três casos de sarampo em uma mesma família no Estado do Pará. O Ministério afirma que a análise genética mostrou similaridade do vírus aos encontrados em surtos na Inglaterra, na França, na Itália e na Holanda.

Já no Rio Grande do Sul, dois irmãos, de 11 e 12 anos, apresentaram sintomas de sarampo. Eles estiveram em Buenos Aires, entre os dias 22 e 28 de julho. O período coincide com a confirmação de três casos de sarampo na capital argentina, entre pessoas que haviam estado na África do Sul.

"Portanto são casos isolados, importados, que foram imediatamente detectados pela vigilância em saúde brasileira", afirma a nota do ministério. A vacinação contra a doença faz parte do calendário de rotina da criança, com cobertura vacinal acima de 99%, o que assegura uma proteção contra a reintrodução da doença no País.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/89893/visualizar/