CBF tenta convencer Fifa a abrir exceção para amistosos da seleção
Por determinação da entidade, o Brasil, que conta com convocados atuando em clubes europeus, só pode jogar no continente ou em países a quatro horas de voo de lá.
Com o time já classificado para o próximo Mundial por ser sede e com os europeus envolvidos em eliminatórias para o torneio continental e para a Copa até 2013, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tenta convencer a Fifa. Diz que o time de Mano Menezes terá poucos duelos na Europa e será prejudicado na preparação para 2014 se não for aberta uma exceção.
A medida só permite um jogo por ano fora dessas condições. Neste mês, Mano estreou no cargo vencendo os Estados Unidos (2 a 0), em Nova Jersey.
"A CBF está tentando mostrar à Fifa que a seleção será bem atrapalhada se a regra continuar valendo. Vamos buscar uma solução", disse o diretor de comunicação da entidade, Rodrigo Paiva.
Teixeira vai até usar a convocação inusitada desta sexta-feira como exemplo da dificuldade da seleção em jogar contra os europeus. Ele chamou os jogadores para treinarem de 2 a 8 de setembro em Barcelona. O treinador recusou os rivais que foram apresentados.
A única proposta de um europeu para setembro foi da República Tcheca. As outras três ofertas eram de seleções fracas de fora da Europa.
"Preferi essa opção [de apenas treinar]. Penso que será a melhor", disse o técnico, que chamou só cinco atletas que foram à Copa-2010: Ramires, Robinho, Thiago Silva, Gomes e Daniel Alves.
O meia-atacante Philippe Coutinho, que defende a Inter de Milão, o meia Douglas Costa e o volante Fernandinho, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foram as novidades na convocação.
O treinador adiantou que deverá manter a equipe que derrotou os EUA nos jogos-treinos na Espanha --serão dois, ambos em Barcelona. Neymar e Ganso, ambos do Santos, e o goleiro Victor, do Grêmio, ficaram de fora. Mano disse que só convocou atletas da Europa para não desfalcar times brasileiros.
Até a Copa de 2014, a seleção principal terá apenas duas competições oficiais. A Copa América na Argentina, no próximo ano, e a Copa das Confederações, em 2013, no Brasil, que servirá para testar os estádios para o segundo Mundial em solo nacional.
O Brasil tem amistosos marcados com duas campeãs mundiais, França e Alemanha, até o final do primeiro semestre de 2011.
Fonte: Folha Online
Comentários