Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sexta - 13 de Setembro de 2013 às 08:07

    Imprimir


 O Ministério de Minas e Energia publicou a portaria que também possibilita a contratação de empreendimentos de geração de fontes eólica e solar no 2º Leilão de Energia A-5/2013, a ser realizado no dia 13 de dezembro. Com isso, não apenas fontes hidrelétricas participam do certame, como previsto inicialmente. Uma das obras cogitadas nessa modalidade pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), veiculada ao governo federal, para a concorrência, são as da usina hidrelétrica São Manoel, a ser construída no rio Teles Pires, na divisa de Paranaíta (Mato Grosso) com Jacareacanga (Pará). Ela acabou não entrando no primeiro leilão em agosto por não ter licença prévia.
 
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recurso Naturais Renováveis (Ibama) apresenta o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) da usina hidrelétrica, em três audiências públicas. A primeira acontece em Paranaíta, dia 27, às 19h, no salão paroquial, na avenida Ayrton Senna da Silva, no centro. As outras duas acontecem no Pará. Uma, dia 29, às 16h, em um clube, na avenida Milton Rodrigues da Silva, no centro, em Jacareacanga e a outra dia 30, às 18h, no Parque de Exposições Hérlio da Mota Gueiros, na rodovia Transamazônica, no Jardim Aeroporto, em Itaituba.
 
A usina deve ter capacidade para 700 megawatts e o barramento formará um reservatório com área total de 63,96 quilômetros quadrados, segundo a Empresa de Pesquisa Energética. O objetivo inicial era contratar energia para o mercado das distribuidoras em 2016, cuja capacidade gerada seria suficiente para atender população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. No entanto, a obra é uma das atrasadas (dois anos) na região Amazônica por conta de impasses de demarcação de áreas indígenas.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/8972/visualizar/