Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Segunda - 23 de Agosto de 2010 às 20:36

    Imprimir


Foi com grande tristeza que o candidato ao Governo pela Coligação Senador Jonas Pinheiro (PSDB/DEM/PTB/PRTB/PSDC/PTdoB/PSL/PMN), Wilson Santos, visitou e prestou solidariedade à população de Marcelândia neste domingo. O candidato sobrevoou o município para ver os estragos das queimadas que devastaram áreas verdes, dezenas de madeireiras, campos de futebol, mataram diversos animais e deixaram muitas famílias desabrigadas.


Depois do sobrevôo, Wilson concedeu entrevista a duas rádios locais. Ele ressaltou que grande parte da tragédia poderia ter sido evitada se o Governo do Estado tivesse políticas públicas para prevenir e combater os incêndios. Ele contou como funciona o projeto Quadrante em Cuiabá, que começa a prever ações nesse sentido um ano antes do período de seca. Ele falou ainda que, se for eleito governador, vai fazer parcerias com os municípios para que adotem o projeto.

Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto Quadrante estão o mapeamento da cidade, a formação de uma brigada forte, a busca de voluntários para fiscalizar os incêndios criminosos e campanha de conscientização da população por meio dos veículos de comunicação. O projeto envolve o Corpo de Bombeiros, a rede Cemat, a Sema, o Ibama, supermercados, Exército, Polícia Militar e Polícia Civil.

O candidato também colocou o projeto de Cuiabá à disposição de Marcelândia e manifestou palavras de conforto e incentivo aos empresários e à população que tiveram prejuízos incalculáveis. “Marcelândia tem que ser como uma fênix e ressurgir das cinzas. Vocês devem ter forças pra reagir”, afirmou.

Regularização Fundiária - Durante a visita, Wilson aproveitou para falar de seu Plano de Governo, especialmente de suas propostas para a região e responder às perguntas dos ouvintes. Por meio do programa de rádio, eleitores pediram providências quanto à titulação das terras da Gleba Maicá e do Assentamento Bom Jaguar

Wilson disse que vai tratar o assunto com carinho porque, sem o título da terra, o trabalhador não pode sequer fazer um financiamento ou um empréstimo no banco para adquirir equipamentos para produzir e expandir os seus negócios.

Wilson afirmou que vai criar a Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários porque está impressionado como número de demandas que recebeu ao visitar a região do Araguaia e do Norte de Mato Grosso. O órgão vai incorporar o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e, junto com a nova superintendência do INCRA no Norte; também defendida pelos candidatos da coligação junto ao Governo Federal, vai dar mais agilidade no processo de regularização fundiária.

Questionado também sobre o que pode fazer para desburocratizar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e agilizar a liberação dos projetos de manejo, Wilson esclareceu o que poucas pessoas têm conhecimento. Ele contou que o licenciamento ambiental é prerrogativa legal do município e que o Estado assume o trabalho porque os municípios não reivindicam a tarefa para si ou não se prepararam para tal com pessoal e equipamentos. Wilson observou que, em Cuiabá, o licenciamento de empreendimentos de pequeno e médio porte é feito pela Prefeitura.

Como governador, Wilson disse que vai ajudar os municípios a se prepararem para fazer os licenciamentos de médio e pequeno impacto dando apoio financeiro para adquirirem os equipamentos e fazerem a capacitação da mão-de-obra.

O candidato também falou em fortalecer a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que foi sucateada pelo atual Governo. A empresa dá assistência técnica aos pequenos produtores rurais de forma gratuita






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/89545/visualizar/