Cuiabá ganha agência especializada em intercâmbio
De acordo com um dos sócios da empresa, Valeriano Martins, o diferencial da BTS é oferecer diversos programas e flexibilidade na composição dos mesmos, alcançando a expectativa daquele que deseja viajar e aprender outro idioma. “O mercado de intercâmbio cresce consideravelmente. No ano passado, 90 mil brasileiros fizeram intercâmbio em outros países. Para 2010, a previsão é de que cerca de 126 mil pessoas façam o mesmo, número 40% maior do que em 2009”, ressalta o empresário, destacando um dos motivos que o levaram para investir no setor.
O negócio exige empenho e dedicação. Para os mais variados programas, existem cuidados comuns como o curso ideal, escola conceituada, casa de família com perfil adequado, e também aspectos peculiares, como o que o aluno deseja individualmente. “Muitas vezes o aluno quer aprender o inglês e visitar empresas de grande porte similares a que ele quer trabalhar, pesquisamos e providenciamos essa visita”, comenta Katyane Reck, sócia no empreendimento.
A maturidade, independência e adaptabilidade são apontados pela empresária como benefícios do intercâmbio cultural. “Ao morar no exterior, o intercambista aprende que terá que se virar para fazer as coisas e não terá pai, mãe ou familiares por perto para fazer por ele. Essa é a primeira lição”, afirma, destacando que ele também entende que terá que se adaptar a uma nova cultura e pessoas, e não o contrário. Isso o fará mais flexível, tolerante e adaptável.
A partir dos 13 anos, a pessoa já pode embarcar numa viagem de intercâmbio e não há idade limite. “Além da fluência no idioma, a pessoa volta mais madura e preparada para a vida. Uma experiência, onde se na volta der excesso de peso, a culpa é da bagagem cultural”, ressalta Katyane, com bom humor.
Experiência - Os empresários acumulam larga experiência no setor de turismo. Valeriano está há 25 anos em Mato Grosso, foi proprietário de Escola de Línguas em Tangará da Serra, que o levou a trabalhar com Intercâmbios e cursos no exterior, e Agência de Viagens. Em 1990, fez seu primeiro Grupo Internacional, trabalhando desde então com várias agências em São Paulo, Curitiba.
Já Katyane viajou por vários países e participou de intercâmbios como aluna. A união da experiência de ambos resulta nos cuidados com todos os aspectos de uma viagem, o olhar do empresário do setor e de alguém que já vivenciou muitas experiências em intercâmbio como aluna. A inauguração deste novo conceito da agência ocorre no próximo dia 26, para imprensa, alunos de idiomas e empresários do trade turístico. As informações são da assessoria.
Comentários