Lideranças são pegas de surpresa e convocam prefeitos "traidores"
Os presidentes do PPS e do DEM, Percival Muniz e Oscar Ribeiro, respectivamente, foram pegos de surpresa com a debandada de prefeitos de seus partidos para o grupo que dá sustentação ao candidato ao Governo Silval Barbosa (PMDB). Três prefeitos do PPS resolveram abandonar o projeto do empresário Mauro Mendes e outros quatro do DEM deixaram Wilson Santos (PSDB) e vão fazer campanha para o peemedebista. “Eles não podem apoiar outro candidato senão vão ser expulsos do partido. A única saída para eles é se licenciar do PPS e depois pedirem para voltar”, reagiu o secretário-geral da sigla, Antônio Carlos Máximo, numa referência à Resolução 01/2010 do PPS, que permite aos socialistas não apoiarem os candidatos que a sigla dá sustentação, desde que saiam temporariamente o partido.
Caso optem por essa alternativa, depois de 3 de outubro vão ter que solicitar o retorno junto ao diretório estadual. “A executiva vai analisar o pedido e, se entender que eles não devem voltar, os prefeitos perdem o mandato”, explica Máximo. Resolveram abandonar Mendes: Filemon Limoeiro de São Félix do Araguaia, Gaspar Lazaru de Confresa, Lorival Martins Araújo de Canabrava do Norte, além do pedetista Daniel Correa Beraldo que é prefeito tampão em Ribeirão Cascalheira, onde o prefeito eleito Francisco de Assis (PT) foi cassado por compra de votos. Nos próximos dias o TRE deve marcar eleição suplementar na cidade.
Já Oscar Ribeiro não escondeu a surpresa com notícia de que quatro prefeitos democratas deixaram a base de Wilson para ficar com Silval. Ele pontuou que em nenhum momento os prefeitos o procuraram para demonstrar qualquer insatisfação com a aliança do partido com o PSDB. “O DEM tem que se inteirar sobre esse assunto e fazer uma avaliação isenta. Esses prefeitos nunca manifestaram descontentamento. Ao contrário, estavam empenhados na campanha de Wilson”, pontuou o democrata, que classificou a situação como uma questão sensível e delicada. “Eles devem passar aqui no partido para justificar os motivos que os levaram a tomar essa atitude. Esse é o mínimo que esperamos”, enfatizou Oscar. Abandonaram Wilson os prefeitos Eurípedes Neri Vieira de Santa Cruz do Xingu, Gilberto Mendes Leoncini de São José do Xingu, Aloísio Jakob de Bom Jesus do Araguaia e Aldecides Milhomen de Alto Boa Vista.
Comentários