“Blairo mudou Mato Grosso”, aponta Dilma
A candidata à presidência Dilma Rousseff (PT) declarou em Cuiabá que o candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) transformou Mato Grosso e que o Estado se tornou prioritário no cenário nacional nos últimos oito anos em que ele esteve à frente do governo. Durante visita à Capital nesta quarta-feira (25), Dilma frisou que Mato Grosso terá um papel estratégico no Brasil e no mundo.
Para a ex-ministra, o Estado desponta no agronegócio internacional, mas não se limitará à produção de alimentos. Com base na agricultura, segundo Dilma, Mato Grosso se destacará na industrialização e até mesmo no segmento de biotecnologia.
“O Estado tem vocação para a agroindústria, para toda uma cadeia de fornecimento de insumos básicos e de transformação. Inclusive, na biotecnologia, pode crescer muito em várias direções. Colocar Mato Grosso em primeiro lugar não significa que é o único Estado da Federação, mas que é um Estado que hoje tem um lugar prioritário no Brasil”, afirmou a candidata à sucessão do presidente Lula.
Ela declarou que o desenvolvimento logístico de Mato Grosso terá prioridade em seu governo pela importância nacional e mundial que o Estado adquiriu. Dilma afirmou que complementará a infraestrutura para que as rodovias e ferrovias acompanhem o nível de produção agrícola e a industrialização crescente do Estado. Durante uma entrevista coletiva à imprensa da Capital, Dilma garantiu que a Ferronorte será concluída até Rondonópolis até o final de 2011.
“Mato Grosso vai ser uma das regiões estratégicas para o país. Assim como temos a reserva amazônica, como temos o pré-sal, teremos Mato Grosso para o Brasil e para o mundo como uma reserva na produção de alimentos, já que a segurança alimentar virou uma grande preocupação mundial. Só não enxerga isso quem não tem visão do papel que Mato Grosso já ocupa no país”, disse Dilma.
Ao lado dos candidatos ao Senado Blairo Maggi e Carlos Abicalil (PT) e do governador Silval Barbosa (PMDB), Dilma afirmou que após a forte atuação do presidente Lula, a Ferronorte já está em obras e que agora sua meta é viabilizar a Ferrovia Centro-Oeste, conhecida como “Integração Centro-Oeste”. A linha férrea que sai de Uruaçu e segue até Lucas do Rio Verde está prevista para ser concluída até 2014.
“Eu lutei muito para que a Ferronorte não parasse no Alto Araguaia, para que a concessionária cumprisse o contrato e finalizasse até Rondonópolis. Hoje tenho certeza que isso vai acontecer, até mesmo porque senão a empresa será penalizada. A grande realização em termos de ferrovia aqui, agora, será a segunda etapa do projeto da Ferrovia Centro-Oeste, que está em estudo e chegará até a Ferrovia Norte-Sul e ligará Lucas do Rio Verde até Vilhena”.
Dilma destacou que Mato Grosso registrou avanços significativos na infraestrutura com a parceria entre Lula e Maggi, solidificada nos últimos anos. A candidata frisou que as rodovias federais estão em melhores condições que no passado justamente pela priorização que o atual presidente deu ao avanço logístico.
“Lula enfrentou e começou a resolver o problema de infraestrutura no país. Como ex-ministra, sei a importância que a logística tem para Mato Grosso e por isso assumo esse compromisso de completar a infraestrutura, para que ela possa acompanhar o nível de produção agrícola e de desenvolvimento”, concluiu Dilma.
Comentários