Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 27 de Agosto de 2010 às 11:54

    Imprimir


Com uma atuação pautada na elaboração de estudos e projetos ambientais e na promoção de ações em prol de um meio ambiente mais sustentável, o Instituto Ação Verde completa, neste mês, três anos de atuação em Mato Grosso. Neste período, a entidade foi responsável por inúmeras iniciativas importantes que já estão em andamento, como é o caso do Projeto Verde Rio, que visa recuperar as Áreas de Preservação Permanente (APP), ao longo das margens do Rio Cuiabá. O projeto foi a primeira grande ação do instituto, criado em agosto de 2007 durante a Bienal dos Negócios da Agricultura.

Entidade privada sem fins lucrativos, o Instituto tem como objetivo desenvolver ações que promovam o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem-estar social e a atividade produtiva, atuando no fomento, implementação e certificação de ações do setor produtivo, com base nos valores Independência, Transparência, Ética, Foco em Resultados, Equilíbrio sócio-ambiental, Respeito ao meio ambiente e Compromisso com o desenvolvimento.

Mantida por sete entidades do setor produtivo de Mato Grosso, o Instituto Ação Verde atua por meio de parcerias para a realização de suas ações. Entre elas merecem destaque a parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE/MT), com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), Agência de Fomento (MT Fomento), entre outras.

Conscientizar a população por meio da educação ambiental é uma das vertentes de atuação do Instituto Ação Verde em Mato Grosso. Ações como distribuição de mudas, o cadastramento das propriedades ribeirinhas, palestras sobre as áreas de preservação permanente e visitas in loco são alguns exemplos do trabalho de conscientização realizado pela entidade. Várias empresas nacionais, que possuem filial no Estado, como a Sadia e a Eletronorte, aderiram às doações de mudas, para preservar as margens do Rio Cuiabá ou até mesmo fornecendo aos seus colaboradores mudas de diversas plantas, para o cultivo próprio.

O superintendente Executivo do Instituto Ação Verde, Paulo Borges, que está desde a criação, relata os primeiros passos da entidade, que com a sua solidificação foi conquistando o seu espaço. “Começou com uma equipe pequena, e aos poucos foi crescendo, e hoje a equipe está formada e criando projetos para divulgar o Instituto e fazer crescer mais ainda”, argumenta Paulo Borges. Segundo ele, nestes três anos o objetivo do Ação Verde é conscientizar a população. “Os nossos esforços estão sendo recompensados, a cada palestra e dia de campo feitos as pessoas se estão mais interessadas pela preservação do meio ambiente”, comemora.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/89061/visualizar/