Os objetivos do concurso são reafirmar o valor da leitura e da palavra escrita e contribuir para a formação de uma comunidade leitora, capaz de compreender a função de ser e estar no mundo, além dos modos de produção social e cultural. Além disso, a iniciativa também visa estreitar laços culturais com os países africanos de língua portuguesa. A edição de 2010 vai selecionar duas obras dos gêneros: prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto da tradição oral (em prosa ou em verso); e uma obra de perfil biográfico e dramaturgia. Os concorrentes dos países africanos ¿ Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe ¿ podem escolher uma das cinco modalidades.
As inscrições de autores brasileiros e africanos serão feitas com o envio dos originais. No Brasil, o livro deve ser enviado para o endereço: IV Concurso Literatura para Todos ¿ Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 209. CEP 70047-900 ¿ Brasília ¿ DF. Os africanos encaminham as obras para as embaixadas do Brasil em seus países. Cada autor pode participar com um trabalho inédito, mas é admitida a co-autoria. Os originais devem ser apresentados em CD e em seis cópias impressas, em envelope único, lacrado e com pseudônimo. Está vedada a participação de servidores vinculados ao Ministério da Educação e de seus parentes. Professores das instituições federais, estaduais, confessionais e comunitárias de educação superior podem concorrer.
Através do site da Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e Diversidade (Secad) - http://bit.ly/cEknIx - os candidatos podem ter acesso ao Edital nº 5/2010 do Literatura para Todos.
Comentários