A região também tem o maior número de famílias que admitiram ter melhorado de vida.
Centro-Oeste é a região mais otimista com a economia do país
Também é a região Centro Oeste que concentra a maior proporção de famílias que acreditam ter melhorado sua condição financeira no último ano (82 %). A média nacional é de 73 %. A proporção de famílias sem dívidas também é superior na região: o índice é de 55 % contra 45% de média nacional.
O indicador reflete a percepção das famílias sobre questões como sua condição financeira em comparação à de um passado recente e expectativas para um futuro de curto a médio prazo.
Por meio da aplicação de 3.772 questionários presenciais na residência dos entrevistados, são levantadas as expectativas das famílias das cinco regiões naturais do Brasil. O Índice relacionará a dinâmica e o crescimento econômico ao comportamento e às expectativas das famílias. A pesquisa terá a identificação do mês e região do Brasil em que as famílias foram ouvidas.
O IEF aponta se as pessoas se sentem seguras na sua ocupação atual e se têm expectativas de alguma melhoria profissional no curto prazo. Entre os aspectos medidos, constará a confiança das famílias na economia nacional, o grau de endividamento delas e as expectativas sobre o mercado de trabalho. O índice capta ainda a expectativa sobre as condições de as famílias quitarem suas dívidas e contas atrasadas.
Comentários