Saúde alerta moradores sobre aumento de casos de catapora
Trata-se, segundo explicações do pediatra e secretário adjunto de saúde, Euze Carvalho, de uma doença sazonal, ou seja, comum em determinada época do ano. Na região centro-oeste o inverno e o outono são períodos de estiagem que favorecem a circulação do vírus da catapora.
“A catapora acontece por períodos. Com o tempo mais seco que vivemos agora o vírus circula com maior facilidade. E isso com o agravante de ser uma doença mais comum entre crianças que estão concentradas em escolas. Quando alguém aparece com o vírus, este se espalha facilmente para os demais”, esclareceu o pediatra.
Os sintomas mais comuns, segundo o médico, são manchas ou vermelhões na pele e mucosas, como genitais, boca, ouvido ou mesmo nos olhos. Não é uma doença grave, mas conforme destacou Euze, é necessário que o doente seja acompanhado por especialistas.
“Assim que são verificados os sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde para um tratamento eficaz. O médico irá receitar soluções para secar e diminuir a coceira. Isso diminui o incômodo de quem está com a doença e ajuda no restabelecimento do enfermo”, alertou.
Comentários