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Economia
Quarta - 01 de Setembro de 2010 às 19:30
Por: Eduardo Laguna | Valor

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SÃO PAULO - Mesmo sem parte dos incentivos fiscais dados pelo governo até março, o mercado brasileiro de veículos zero quilômetro manteve-se acima de 300 mil unidades e marcou o segundo maior volume do ano em agosto.

No total, foram comercializados 312,812 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mês passado, o que corresponde a um salto de 21,2% sobre igual período de 2009.

Na comparação com julho, o incremento foi de 3,46%, informou a Fenabrave, entidade que abriga as revendas de carros. No ano, o volume só fica atrás das 353,7 mil unidades de março, um mês marcado pelo término do IPI reduzido nas vendas de automóveis, o que, portanto, provocou uma corrida às concessionárias.

Segundo o balanço, as vendas de veículos acumularam 2,194 milhões de unidades nos oito primeiros meses do ano, uma alta de 10,12% sobre o mesmo período de 2009.

Só entre carros de passeio e utilitários, foram vendidos 296,609 mil unidades em agosto, marcando um incremento de 19,82% na comparação anual e de 3,99% em relação ao mês anterior.

A Fiat liderou as vendas no mês, com participação de mercado de 23,5%. Na sequência, aparecem a Volkswagen (20,87%), a General Motors (18,72%) e a Ford (9,92%).

As vendas de caminhões cresceram 56,52% na comparação com agosto de 2009, chegando a 13,265 mil unidades. Na mesma base de comparação, o mercado de ônibus teve alta de 40,98%, para 2,938 mil unidades no mês passado.

O balanço da Fenabrave ainda mostra vendas de 158,518 mil motocicletas em agosto, 16,06% acima do volume de um ano antes. Em relação a julho, houve incremento de 7,17% no mercado de duas rodas. A Honda ficou com 77,47% das vendas, seguida pela Yamaha, cujo share foi de 12,46%.






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