Apple volta a apostar em integração de TV e internet
A Apple deu mais um passo na corrida pela integração da TV com a internet, ao anunciar a nova geração do Apple TV, sistema lançado em 2007, mas que nunca alcançou a mesma popularidade de outros itens da marca.
A empresa lançou ainda mais uma linha de iPods e uma nova rede social de música, chamada Ping. Lady Gaga surgiu num vídeo para comentar a novidade, e Chris Martin, do Coldplay, tocou no evento de lançamento, em San Francisco.
O novo Apple TV, um conversor de mídia digital que leva conteúdo da internet para a TV, tem um quarto do tamanho do original e seu preço despencou: foi de US$ 229 para US$ 99, cerca de R$ 170.
A novidade vem três meses depois de o Google anunciar seu Google TV, ainda não disponível para venda. O Apple TV já pode ser comprado on-line e chega às lojas em quatro semanas.
O desafio para Steve Jobs, presidente-executivo da Apple, é conseguir convencer estúdios de cinema e redes de TV a liberar seu conteúdo para a loja virtual iTunes. Pela Apple TV, filmes poderão ser alugados no dia de lançamento em DVD por US$ 5, e seriados a US$ 0,99.
O Google TV e outros sites como Hulu e Netflix, que oferecem o mesmo conteúdo na internet, também vêm negociando com estúdios e canais. Hollywood teme que, ao liberar seus produtos a preços assim tão baixos, poderia levar a uma queda ainda maior nas vendas de DVD, ingressos de cinema e assinaturas de TV a cabo.
A Apple conseguiu firmar acordos com Netflix, Fox e ABC, cuja proprietária, a Walt Disney, tem Jobs como maior acionista.
"Já vendemos muitos, mas nunca foi um grande hit", disse Jobs a jornalistas, explicando que o Apple TV anterior era muito complexo para a maioria dos consumidores.
Jobs também anunciou uma nova linha de iPods. O iPod Touch ganhou duas câmeras, como o novo iPhone. Já o Nano ficou com a metade do tamanho e do peso, perdeu botões e ganhou tela sensível ao toque.
A rede social Ping está disponível no iTunes, que tem 160 milhões de usuários.
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