Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Quinta - 02 de Setembro de 2010 às 22:15

    Imprimir


O candidato a governador pelo PSB, Mauro Mendes, se reuniu com estudantes de várias universidades de Cuiabá e Várzea Grande para debater sobre o ensino superior em Mato Grosso.

Os estudantes bateram um papo franco com o candidato que, sem meio termo, respondeu que não irá construir nenhum campus da Unemat em Mato Grosso enquanto não reestruturar os 11 campi já existentes.

Mauro disse que tem o objetivo de criar um órgão público especial que trate de políticas públicas voltada para a juventude, que não será um órgão executor, mas de planejamento, discussão e acompanhamento. Para o jovem, Mauro também quer criar um grande programa de qualificação. "Existe um conflito muito grande entre formação e qualificação. Sobram diplomas, falta mão de obra qualificada", disse ele. Mauro afirmou que vai criar um projeto de 100 mil vagas para qualificação profissional.

MEIO AMBIENTE - Perguntado sobre a política para a área ambiental, Mauro Mendes disse que Mato Grosso não pode abrir mão de se desenvolver economicamente, mas esse crescimento deve ser sustentável. "Vamos aumentar a nossa produção, mas não podemos pressionar a floresta. Como fazer isso? Hoje temos aproximadamente 27 milhões de hectares de terras destinadas à pecuária, a grande maioria ociosa. Se criarmos um grande programa de recuperação, incentivando e abrindo linha de crédito junto a bancos, podemos recuperar boa parte da pastagem degradada e liberar aproximadamente 5 milhões de hectares para converter à agricultura, aumentando em praticamente 100% a produção de grãos em Mato Grosso".

Segundo Mauro, o caminho não é ficar aplicando multas e apresentou como exemplo o município de Lucas do Rio Verde, onde os produtores contribuem para a preservação ambiental. "Se você considerar que apenas 36% do território mato-grossense são ocupados e 64% ainda estão intactos, então estamos em um Estado que respeita e produz. Em fóruns eu costumo desafiar qualquer região do planeta a produzir o tanto que produzimos e ter tanta preservação. Isso precisa ser levado em conta na visão ambiental", apontou.

PESQUISAS - Durante o debate, Mauro Mendes afirmou que pesquisa e extensão só funcionam quando há focos claros e objetivos, em parceria com a iniciativa privada, que pode fazer o papel de financiadora. "Onde existe essa dissociação, como no Brasil, acontece o que vemos: muitas pesquisas engavetadas, que não viram nada", disse.

Para finalizar, o candidato afirmou que os avanços no ensino superior devem ser gradativos, já que o governo do Estado tem que cumprir grandes obrigações com os ensinos Fundamental e Médio. "Eu critico aqueles que falam que criam bolsa universitária e, por outro lado, não atendem sua própria obrigação. Isso é demagogia".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/88237/visualizar/