Uma cortina de fumaça cobriu praticamente a capital mato-grossense na manhã deste domingo (15). Em alguns pontos, a névoa seca fez com que ficasse difícil de enxergar prédios e casas espalhados pelos bairros. Uma imagem panorâmica da cidade mostra a intensa por conta dos focos de incêndios no mês de setembro.O tempo seco e os ventos constantes contribuem para o aumento do número de incêndios nesta época do ano.
Diariamente uma média de nove ocorrências referentes a queimadas na área urbana de Cuiabá é registrada pela Defesa Civil. O relatório do órgão aponta que desde o dia 1º até este domingo, o número de queimadas já soma mais de 100, sendo o dobro do que foi registrado no mesmo período do último ano. “A baixa umidade tem colaborado para o aumento das queimadas, como também casos de incêndios criminosos”, considerou o coordenador da Defesa Civil da capital, Oscar Amelito.
Cuiabá tem sido castigada pela baixa unidade do ar, que chegou a atingir 14% nos últimos dias, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe). O calor também é grande e, conforme o Inpe, a temperatura deve alcançar 39ºC, neste domingo. No entanto, grande parte das queimadas está concentrada em terrenos baldios, na capital. Amélito aponta que o maior índice de ocorrências até o momento está na região do Coxipó e do CPA. Dessa forma, 47 brigadistas intensificam os trabalhos para combater as chamas e ainda duas aeronaves atuam em área rural e de difícil acesso de Cuiabá.
Fogo em grandes proporções
No entanto, o Corpo de Bombeiros ressalta que o incêndio de grandes proporções registrado neste sábado (14) em estabelecimentos localizados no Bairro Duque de Caxias, perto do Parque Mãe Bonifácia, na Avenida Miguel Sutil, na capital, também colaborou para a cortina de fumaça sobre a cidade.
O fogo destruiu um depósito de materiais de veículos, uma gráfica, parte do salão de festa de uma churrascaria e os arquivos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). Ainda segundo os bombeiros, o incêndio começou na madrugada de sábado e só foi controlado depois de 10 horas.
Comentários