Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 23:38

    Imprimir


O segundo dia do XIV Congresso Estadual de Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Cuiabá, foi aberto com a apresentação do grupo de siriri de alunos da Escola Jayme Veríssimo de Campos Júnior, de Várzea Grande. Os estudantes cantaram e dançaram várias canções da cultura mato-grossense.

Antes de início os debates, os profissionais da Educação aprovaram o regimento do encontro. O primeiro painel teve como tema “Qualidade na aprendizagem com promoção profissional tendo como perspectiva o Regime de Colaboração, o Financiamento da Educação, a Gestão Democrática e o Controle Social”.

O deputado federal Carlos Augusto Abicalil (PT/MT) e o doutor em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ângelo Ricardo de Souza, foram os palestrantes. O deputado, que é profissional da Educação da rede estadual de ensino de Mato Grosso, falou sobre o regime de cooperação, previsto no Artigo 23 da Constituição Federal, e disse que os trabalhadores e a sociedade estão diante do desafio da construção de um sistema nacional articulado. “Este tema ainda é uma reivindicação, mas vem de uma organização histórica e de muita luta, especialmente, dos profissionais da Educação”, disse Abicalil.

Já o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, professor Ângelo Ricardo, fez um apanhado sobre conceitos e ideias da gestão democrática na Educação pública garantidos na Constituição. Na avaliação dele, a implantação da gestão em todo o país ainda não está a contento, mas pode ser considerada um avanço. “Estamos numa caminhada e muitas experiências já ocorrem como a eleição para diretores e a organização de famílias por meio dos conselhos de escolas, por exemplo. Só que eleger diretores e formar conselhos são apenas ferramentas e não podem ser vistas como garantias de democracia”, avaliou o doutor em Educação.

Para ele, alguns municípios tiveram avanços, mas ainda é muito pouco diante da importância que tem a gestão democrática na Educação. “O desafio dos educadores para constituir, de fato, a gestão deve continuar a cada momento com muita força”, assinalou Ângelo Ricardo.

O Congresso do Sintep-MT, que começou ontem (02/09), segue até domingo (05/09), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Nesta tarde, os presentes participam do painel “Organização curricular na perspectiva da qualidade socialmente referenciada da educação básica”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/88111/visualizar/