Lula alfineta Fernando Henrique
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que visa a expansão das instituições gratuitas de ensino superior levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao município gaúcho de Santa Maria, na região centro do Rio Grande do Sul. O presidente realizou a inauguração de obras no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que também incluiu os campi de Frederico Westphalen, Palmeiras das Missões e Silveira Martins - todas realizadas com recursos do programa federal.
A solenidade que foi transmitida simultaneamente para a Unipampa de Dom Pedrito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por onde também ocorreram inaugurações.
Ao contrário do que estava previsto, o ministro da Educação, Fernando Haddad, que estaria em Dom Pedrito veio ate Santa Maria junto com o presidente Lula, que também estiveram acompanhados do ex-ministro do governo petista e ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT).
A cerimônia realizada no campus da UFSM, onde foi montando uma lona que abrigou 3 mil pessoas, iniciou com 15 minutos de atraso. Em seu discurso, o presidente Lula disse que a educação foi o o maior legado do governo e não poupou críticas aos governos anteriores, ao falar dos "notórios avanços" da educação no país ao longo dos oito anos de governo.
""Nunca antes na história desse país se fez tanto pela educação desde o nível básico até ao ensino superior", avaliou Lula. O petista justificou a preocupação do seu governo com a educação e revelou que "desde o primeiro dia de governo" fora encomendada uma pesquisa para que se soubesse qual era a maior preocupação dos brasileiros.
"Todos foram unânimes, 100% da população disse que era preciso investir em educação. Mas 80% deles (população) acreditava que nós não conseguiríamos fazer uma educação com qualidade", falou. Lula falou que o momento pelo qual o país passa é de mudança de mentalidade e de comportamento com relação à educação, e que foi iniciada em seu governo.
"Foi uma decisão de governo nossa para transformar radicalmente a educação do país. Eu disse para o Haddad (Fernando Haddad, Ministro da Educação) que queria um plano revolucionário para a educação do país. Ele me disse que seria caro e eu aceitei", lembrou Lula.
O presidente ainda cutucou indiretamente o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ao dizer que ele "ao contrário do outro (presidente) tinha medo de se reunir com reitores e alunos". "Não perdi nenhum pedaço por me reunir com eles (reitores e alunos). O dedo que perdi foi quando tinha 17 anos e ainda nem sonhava em ser presidente da República", ironizou Lula.
Por várias vezes Lula foi interrompido por aplausos e gritos de apoio ao governo petista. De Santa Maria o presidente partiu para Esteio, também no Rio Grande do Sul, onde ocorre a 33ž Expointer no Parque Assis Brasil.
Comentários