Gazeta Dados reafirma vitória de Silval em Tangará
A primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados em Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá) mostra que o governador e candidato à reeleição, Silval Barbosa (PMDB), lidera a preferência dos eleitores do município. Ele aparece com 33% das intenções de voto na cidade na modalidade estimulada, enquanto Mauro Mendes (PSB) e Wilson Santos (PSDB) têm cada um 10%. Marcos Magno (PSOL) é o lanterninha, com 1%.
A pesquisa estimulada é feita a partir da apresentação dos nomes dos candidatos aos eleitores entrevistados e mostra que em Tangará ainda é grande o número de indecisos (44%). O município de 80 mil habitantes e que deu a liderança a Silval é um reduto onde sempre foi bem avaliado o ex-governador Blairo Maggi (PR), principal cabo eleitoral do candidato do PMDB.
A margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos. A consulta foi realizada entre os dias 28 e 31 de agosto, quando foram entrevistados 400 eleitores, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 32.195/2010.
A 28 dias da eleição de outubro, a pesquisa na modalidade espontânea, ou seja, quando não é apresentado o nome dos candidatos aos entrevistados, também confirma a liderança de Silval. O governador mais uma vez aparece em primeiro lugar, agora com 15% de preferência. Wilson e Mauro estão empatados com 4% cada um. Novamente Marcos Magno ficou com 1%. O número de indecisos é de 74%, enquanto os que ficaram com a opção nenhum, branco e nulo representam 2%.
Segundo turno
O Instituto Gazeta Dados também fez simulações de segundo turno em Tangará da Serra. O governador Silval Barbosa vence todos os adversários no confronto direto. Contra Mauro Mendes, ele obteve 34% de citação, enquanto o candidato do PSB ficou com 12%. Os indecisos somam 51%, enquanto os eleitores que optaram por nenhum/branco/nulo representam 3%.
No confronto com Wilson, a vitória de Silval seria um pouco maior: 36% a 12%. Os indecisos, neste caso, somam 48% e os votos brancos ou nulos 4%. Entre o candidato do PSDB e do PSB, que fazem campanha de olho no segundo turno contra o governador Silval, Wilson teria 22% e Mauro 16%, a disputa considerada mais acirrada.
Rejeição
Candidato do PSOL, Marcos Magno, é o mais rejeitado pelos eleitores de Tangará da Serra, assim como em outras cidades que já tiveram a primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados. Apesar de nunca ter disputado uma eleição, 12% dos entrevistados garantem que não votariam nele. Wilson foi citado por 6% e Mauro por 5%, enquanto Silval por apenas 3%. Os que não citaram nenhum concorrente somam 74%.
Certeza de voto
Eleitores que garantem não mudar de voto somam 36%. Os que admitem a possibilidade de mudança representam 15%, enquanto os que afirmam que mudarão de opção com certeza são 13%. Já os indecisos nesse quesito somam 36%.
Entre os que admitem possibilidade de mudar de voto, 18% afirmam que podem passar a votar no governador Silval Barbosa. Em Mauro, são 9%. Já em Wilson, 12%, enquanto Marcos Magno nem pontuou nesta questão.
Independente das mudanças, 42% dos entrevistados afirmam acreditar que Silval vencerá a eleição de 3 de outubro. Os que apostam em Wilson são 9%. Os que afirmam confiar na possibilidade de Mauro ser o vencedor nas urnas somam 5%, enquanto apenas 1% citou Marcos Magno.
Presidência
Se dependesse apenas dos eleitores de Tangará da Serra, a candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, certamente seria eleita. Ela conta com 43% de preferência do eleitorado. José Serra (PSDB) tem 32%. Marina Silva (PV) aparece com 7%, enquanto os indecisos representam 18%.
Comentários