Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 08 de Setembro de 2010 às 19:46
Por: DUDA TORRES/MARIA BARBANT

    Imprimir


Com fundamento no programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio de sua Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), em conjunto com as demais superintendências do órgão, está realizando um diagnóstico com intuito de conhecer a realidade do consumo de papel, copos descartáveis, energia, água e telefone. O objetivo é agregar melhorias no gerenciamento do uso desses ítens.

Dentro do diagnóstico, iniciado em agosto, uma das etapas é a pesagem dos papeis utilizados pelo órgão. Com a pesagem será possível avaliar o consumo de papel e então definir ações que evitem o desperdício. O papel recolhido em cada superintendência do órgão está passando por uma triagem. Os papéis reutilizáveis (apenas um lado usado) servirão para a confecção de blocos e os recicláveis serão destinados a uma cooperativa credenciada pela Sema. A ação deverá contribuir com a destinação final correta dos papeis e, em outras etapas, reduzir o consumo de energia, água e telefone e evitar o desperdício de copos descartáveis.

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Governo Federal que encontra-se inserido em uma das ações do programa Consumo Consciente, e tem como objetivo incentivar a redução do consumo de materiais de expediente utilizados nas instituições públicas, de forma a contribuir para que se diminua a produção de resíduos e viabilize melhorias ao que se refere a gerenciamento de recursos naturais.

Conforme a analista de Meio Ambiente da Sema, Enázia Patrícia da Cruz Lima, o programa possui três fases. “A primeira fase é onde acontece a adesão da Secretaria junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), na segunda fase acontece a realização do diagnóstico e a terceira fase, é a de elaboração do Plano de Ação que servirá para a modificação efetiva do quadro atual”.

O Plano de Ação irá prever metas a serem alcançadas pela implantação do programa A3P dentro de um período de dois anos. A cada seis meses haverá uma avaliação dos procedimentos adotados, onde espera-se ter havido uma redução concreta.

De acordo com a assistente Técnica da Superintendência de Fiscalização da Sema, Cássia Rosin, “esse programa possui uma visão ecológica do uso e consumo, desde a base de produção até a destinação final dos resíduos de materiais de expediente, e servirá para sensibilizar os servidores a reduzir, reutilizar e reciclar os materiais usados durante a jornada de trabalho, o que significa uma mudança de atitude”.

Em todo o Brasil, sete estados já aderiram ao programa do MMA. No próximo dia 22.09, em solenidade a ser realizada em Cuiabá, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente assinara o Termo de Adesão, que é o instrumento de compromisso para implantação da A3P nas instituições públicas, celebrado entre os interessados e o MMA. O Termo de Adesão tem por finalidade, integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implementação da A3P.

A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo, até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A A3P é uma decisão voluntária respondendo à compreensão de que o Governo Federal possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental. O programa tem como diretriz a sensibilização dos gestores públicos para as questões socioambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades administrativas, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, o manejo adequado e a diminuição do volume de resíduos gerados, ações de licitação sustentável/compras verdes e ainda ao processo de formação continuada dos servidores públicos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/87786/visualizar/